A Pesquisa e os Pesquisadores em Educação na Ciência Política Brasileira

Amurabi Oliveira, Camila Ferreira da Silva, Ana Martina Baron Engerroff, Beatriz Melchioretto

Resumo


As relações entre as Ciências Sociais e a Educação, enquanto áreas do conhecimento, objetos de estudo ou mesmo como elementos explicativos de outros objetos, vêm ganhando espaço nos dois campos. No entanto, há uma incipiente análise em torno dos diálogos entre a Ciência Política (CP) e a Educação, sendo este o escopo do presente artigo. Com o objetivo de analisar empiricamente como a questão educacional se coloca no domínio da CP no Brasil, evidenciamos o perfil dos pesquisadores vinculados a programas de pós-graduação em CP que se dedicam a temas educacionais, a partir do qual melhor compreendemos o processo de institucionalização desta agenda de pesquisa. Para tanto, levantou-se dados acerca dos programas de pós-graduação em CP e de seus agentes, escrutinando os currículos daqueles dedicados às questões educacionais. Observou-se principalmente uma forte presença de uma abordagem interdisciplinar, com destaque para a pesquisa sobre Ensino Superior entre estes pesquisadores.


Palavras-chave


Ciência Política; Educação; Pós-graduação; Campo Acadêmico.

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DOI: https://doi.org/10.15210/rsulacp.v6i1.18509

DOI (PDF): https://doi.org/10.15210/rsulacp.v6i1.18509.g11662

Indexação: Clase - Citas Latinoamericanas en Ciencias Sociales y Humanidades; DOAJ; Latindex.

 

Esta revista é de acesso livre. This journal is open access.

ISSN 2317-5338

 


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