A Pesquisa e os Pesquisadores em Educação na Ciência Política Brasileira

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Amurabi Oliveira
Camila Ferreira da Silva
Ana Martina Baron Engerroff
Beatriz Melchioretto

Resumo

As relações entre as Ciências Sociais e a Educação, enquanto áreas do conhecimento, objetos de estudo ou mesmo como elementos explicativos de outros objetos, vêm ganhando espaço nos dois campos. No entanto, há uma incipiente análise em torno dos diálogos entre a Ciência Política (CP) e a Educação, sendo este o escopo do presente artigo. Com o objetivo de analisar empiricamente como a questão educacional se coloca no domínio da CP no Brasil, evidenciamos o perfil dos pesquisadores vinculados a programas de pós-graduação em CP que se dedicam a temas educacionais, a partir do qual melhor compreendemos o processo de institucionalização desta agenda de pesquisa. Para tanto, levantou-se dados acerca dos programas de pós-graduação em CP e de seus agentes, escrutinando os currículos daqueles dedicados às questões educacionais. Observou-se principalmente uma forte presença de uma abordagem interdisciplinar, com destaque para a pesquisa sobre Ensino Superior entre estes pesquisadores.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Oliveira, A., Silva, C. F. da, Engerroff, A. M. B., & Melchioretto, B. (2020). A Pesquisa e os Pesquisadores em Educação na Ciência Política Brasileira. Revista Sul-Americana De Ciência Política, 6(1), 25-44. https://doi.org/10.15210/rsulacp.v6i1.18509
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Amurabi Oliveira, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) com estágio pós-doutoral na Universidade Autônoma de Barcelona. Professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Pesquisador do CNPq.

Camila Ferreira da Silva, Universidade Federal do Amazonas

Doutora em Ciências da Educação pela Universidade Nova de Lisboa com estágio pós-doutoral na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora da Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

Ana Martina Baron Engerroff, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestra em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Doutoranda em Sociologia e Ciência Política pela UFSC. Bolsista CAPES.

Beatriz Melchioretto, Universidade Federal de Santa Catarina

Estudante do Curso de Ciências Sociais da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC).