O Colapso da Democracia na Teoria do Desenvolvimento Humano de Ronald Inglehart: implicações da normatividade para a interpretação da crise
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
A Teoria do Desenvolvimento Humano de Ronald Inglehart argui que o desenvolvimento socioeconômico gera mudanças culturais ao longo do tempo, as quais viabilizam, em determinado estágio, o surgimento da democracia em sociedades não democráticas e o seu fortalecimento em sociedades já democráticas. Neste artigo, argumenta-se que, como implicação normativa, essa teoria acaba por promover o insulamento de aspectos atinentes à política, muito embora não necessariamente tenha sido essa a intenção do autor. Assim, busca-se desvelar o caráter normativo orientado à defesa da democracia liberal da Teoria do Desenvolvimento Humano, especialmente, no ensejo da rejeição de Ronald Inglehart aos diagnósticos de declínio da democracia liberal no mundo hoje.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).