A Covid-19 e as Tensões Federativas: uma análise do discurso das autoridades políticas brasileiras

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Adriana de Oliveira Pinheiro
Pedro Lucas de Moura Palotti
Suely Mara Vaz Guimarães de Araújo
Julia Alves Marinho Rodrigues

Resumo

A pandemia colocou em xeque a capacidade de os países administrarem crises rapidamente. Este artigo analisa os discursos de autoridades relevantes e os pontos de tensão federativa no Brasil em torno da Covid-19. Procuramos compreender os principais acontecimentos e decisões políticas tomadas pelas autoridades políticas desde o surgimento dos primeiros casos em fevereiro de 2020 até o final de janeiro de 2021. Foram identificadas três fases relevantes: os governadores adotam as primeiras medidas de isolamento social, essas medidas foram marcadas por períodos de alternância com relaxamento e subsequente endurecimento das regras, e a última fase marca o início da vacinação e da segunda onda de contágio no país. Os resultados sugerem a polarização do discurso: de um lado há discursos alinhados ao Presidente Jair Bolsonaro e com uma postura despreocupada com o Coronavírus, e do outro lado os governadores, que criticam a falta de coordenação federal.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Pinheiro, A. de O., Palotti, P. L. de M., Araújo, S. M. V. G. de, & Rodrigues, J. A. M. (2022). A Covid-19 e as Tensões Federativas: uma análise do discurso das autoridades políticas brasileiras. Revista Sul-Americana De Ciência Política, 8(1). https://doi.org/10.15210/rsulacp.v8i1.22823
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Adriana de Oliveira Pinheiro, UnB

Afinidade com Política e Instituições, Processo Legislativo, Federalismo Fiscal e análise de dados. Doutoranda (2018) e Mestra (2017) em Ciência Política no Instituto de Ciência Política da Universidade de Brasília na Linha de Pesquisa Legislativo e Políticas Públicas. Bacharel em Ciência Política pela Universidade de Brasília (2015).

Pedro Lucas de Moura Palotti, IPEA

Doutor em Ciência Política pela Universidade de Brasília (2017). Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais (2012). Desde 2011, é membro da carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental do Ministério da Economia. Atualmente está em exercício descentralizado no Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA).

Suely Mara Vaz Guimarães de Araújo, IDP

Mestre e doutora em ciência política pela Universidade de Brasília, com pesquisas nas áreas de políticas públicas e estudos legislativos. Especialista sênior em políticas públicas do Observatório do Clima. Pesquisadora colaboradora plena e professora voluntária no Instituto de Ciência Política da Universidade de Brasília (Ipol/UnB). Professora no mestrado em administração pública e na graduação em direito do Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP). Foi Presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis -Ibama (2016/2018).

Julia Alves Marinho Rodrigues, Câmara dos Deputados

https://orcid.org/0000-0001-7449-9594