Cobertura Previdenciária, Juventude e Pobreza no Brasil

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Paulo Tafner
Carolina Botelho
Rafael Erbisti

Resumo

Apesar de ainda ser um país jovem, iniciando um processo de envelhecimento, os gastos com a seguridade social no Brasil, com relação ao PIB, é alto, como nas sociedades demograficamente mais maduras. Alguns pesquisadores justificam o alto custo do sistema de pensões como redutor de dois fatores: (a) o caráter distributivo da seguridade social brasileira, sendo fundamental na redução da pobreza individual e familiar e; (b) o escopo amplo e cobertura do seu sistema de pensões. Na verdade, a eficácia da segurança, como a redução da pobreza, foi relevante até 2002, mas perdeu a eficiência depois. Por outro lado, analisando os dados disponíveis na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD / IBGE), verifica-se que crianças, jovens e adultos jovens têm baixa cobertura previdenciária direta e também são os grupos mais afetados pela pobreza e pela extrema pobreza no Brasil. A baixa cobertura desses grupos é uma das razões por que o instrumento tenha perdido força na luta contra a pobreza e a pobreza extrema. Dadas essas questões, a pesquisa tem como objetivo contribuir para o debate sobre o sistema de seguridade social brasileiro, apontando o caminho a seguir para a construção de políticas públicas específicas para crianças, jovens e jovens adultos no Brasil.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Tafner, P., Botelho, C., & Erbisti, R. (2013). Cobertura Previdenciária, Juventude e Pobreza no Brasil. Revista Sul-Americana De Ciência Política, 1(2), 121-134. https://doi.org/10.15210/rsulacp.v1i2.2720
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Paulo Tafner, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada

Doutor em Ciência Política pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro. Pesquisador no Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada.

Carolina Botelho, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutoranda em Ciência Política pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Rafael Erbisti, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mestrando em Estatística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.