A Internacionalização do Confronto: Dinâmicas de Protestos para Além das Fronteiras

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Gabriel Guerra Duarte

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo mapear os diversos mecanismos de internacionalização do confronto político e das táticas de protestos, pontuando as diferentes formas de expansão da ação coletiva além das fronteiras nacionais. Atuando nessa dinâmica, temos diversos atores políticos, com destaque para os movimentos sociais e redes de ativismo. Analisando uma literatura de movimentos sociais com foco na “Política de Confronto”, o artigo visa criar uma visão panorâmica para a compreensão de como as dinâmicas políticas transnacionais afetam a ação coletiva de confronto e como atores políticos com organização mais flexível e inclusiva se destacam nesse panorama.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Duarte, G. G. (1). A Internacionalização do Confronto: Dinâmicas de Protestos para Além das Fronteiras. Revista Sul-Americana De Ciência Política, 1(2), 64-79. https://doi.org/10.15210/rsulacp.v1i2.2728
Seção
Dossiê Ocupar desde o Sul?
Biografia do Autor

Gabriel Guerra Duarte, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais. Membro do Grupo “Democracia Digital” do Departamento de Ciência Política nessa mesma Universidade.