Sobre a Revista

Foco e Escopo

A revista Seara Filosófica é um projeto dos discentes do Programa de Pós-Graduação em Filosofia (PPGFil) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Iniciada em 2010, ela tem como objetivo proporcionar um espaço para pesquisadores e estudantes, vinculados a programas de pós-graduação nacionais e internacionais, à publicação de artigos ou resenhas sobre temas filosóficos, fomentando o debate e a pesquisa.

A revista é uma publicação online e semestral, sendo que conta com uma equipe editorial para que possa ser feita a análise e seleção dos textos a serem publicados.

Processo de Avaliação pelos Pares

Os textos submetidos para publicação são avaliados pelos membros do Comitê Científico e do Conselho Editorial. A avaliação de conteúdo é encaminhada ao Comitê Científico, seguindo o critério de avaliação imparcial, sem conhecimento entre avaliador e autor. A revisão formal e técnica é feita pela equipe do Conselho Editorial. Os critérios usados para avaliação pelo Comitê Científico constam no item "Submissões / Diretrizes para autores”.

Periodicidade

A revista caracteriza-se como um periódico digital, com duas edições por ano, publicadas ao final de cada semestre, designadas pelos títulos “Inverno” e “Verão”, sendo o eixo temático as áreas de ética e política.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público, proporcionando maior democratização mundial do conhecimento.