O SELF: IDENTIDADE ORIGINAL A PARTIR DE CHARLES TAYLOR

  • Jean Rodrigo Pinheiro Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI Santo Ângelo
  • Vitor Hugo dos Reis Costa Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
Palavras-chave: Self. Identidade Original. Identidade Narrativa. Charles Taylor.

Resumo

O presente artigo quer trazer a reflexão o pensamento tayloriano acerca do tema da identidade original, Self, e sua constituição nas relações sociais dialógicas pela via da narração, das avaliações e articulações, e do reconhecimento. Dizer o quem sou desenvolve-se na mesma medida em que o agente vai se relacionando e projetando sua vida. Narrar o quem sou é avaliar o quem fui e o quem quero ser. Reconhecer a identidade pessoal é reconhecer seu lugar no mundo, seu jeito próprio de ser, seu self original. Pensar as fontes da identidade pessoal é pensar as fontes culturais, sociais e humanas. Charles taylor, propõe uma retomada da identidade a partir da ação ético/política. Sendo assim, a construção da identidade pessoal vai dando-se na medida em que o agente humano se desenvolve no campo social.

Biografia do Autor

Jean Rodrigo Pinheiro, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI Santo Ângelo
Acadêmico do curso de Graduação em Teologia pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI Santo Ângelo e Especialização em Filosofia da Contemporaneidade pelo programa de Pós-graduação em Filosofia da mesma universidade. Graduado em Filosofia (Licenciatura Plena) pela Fapas - Santa Maria.
Vitor Hugo dos Reis Costa, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
Possui graduação em Filosofia (Licenciatura Plena) pela Universidade Federal de Santa Maria e mestrado em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Maria. Atualmente é doutorando do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da referida universidade.
Publicado
2019-03-09
Seção
Artigos