FILOSOFIA, HERMENÊUTICA E PLATONISMO: LEITURAS DE GUIMARÃES ROSA POR BENEDITO NUNES

Resumo

RESUMO: Este artigo tem como objetivo refletir sobre os escritos do filósofo e crítico literário Benedito Nunes em relação à obra do escritor brasileiro João Guimarães Rosa. Para isso, abordaremos o aspecto que o coloca como estudioso da relação entre a ficção rosiana e a filosofia platônica, uma espécie de “polifonia” das ideias do pensador grego nas várias narrativas de Rosa. Consideramos, nesse sentido, Nunes como fundamental na recepção crítica, desde o aparecimento do ficcionista mineiro no cenário literário brasileiro, sendo importante, portanto, no terreno da crítica, assim como na formulação das primeiras leituras hermenêuticas, principalmente em torno das novelas do autor de Cosdirburgo. PALAVRAS-CHAVE: Benedito Nunes; Guimarães Rosa; Filosofia; Platonismo; Hermenêutica.

Biografia do Autor

Fabrício Lemos da Costa, Universidade Federal do Pará
Mestrando em Letras- Estudos Literários pela Universidade Federal do Pará- UFPa. Graduado e Licenciado em Letras-Língua Portuguesa pela UFPA-PA, Especialista em Produção de Material Didático e Formação de Leitores para a EJA pela UNIFAP-AP, Graduando em Filosofia pela UEAP-AP.
Sílvio Augusto de Oliveira Holanda, Universidade Federal do Pará
Possui graduação em Letras (Português/Francês) pela Universidade Federal do Pará (1990), mestrado em Letras/Teoria Literária pela Universidade Federal do Pará (1994), doutorado em Letras (Teoria Literária e Literatura Comparada) pela Universidade de São Paulo (2000) e pós-doutorado em Estudos Românicos pela Universidade de Lisboa (2007). Atualmente é professor associado IV da Universidade Federal do Pará, tendo sido coordenador do Programa de Pós-graduação em Letras (2009-2011) da referida instituição. Desde 2001, é membro permanente do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFPA. Dirige a Faculdade de Letras (2017-2019) da UFPA. Tem experiência na área de Letras, atuando principalmente nos seguintes temas: Guimarães Rosa, Literatura brasileira, literatura da Amazônia e recepção crítica.
Publicado
2019-08-29
Seção
Varia