A perspectiva de Nietzsche sobre “o tipo psicológico do galileu”

Palavras-chave: Jesus, Cristianismo, Anticristo, Fisiopsicologia, Idiota.

Resumo

Resumo: Este artigo busca compreender, especificamente, o “tipo psicológico do galileu” analisando os aforismos de O Anticristo (1888) em que Nietzsche esboça esse tipo, ao mesmo tempo em que aborda sua contraposição as duas caracterizações de Ernest Renan sobre Jesus, a saber, de “gênio” e “herói”. Procederemos uma resumida explanação de como Nietzsche as contrapõe com sua psicologia do galileu. Procuraremos assim analisar a condição fisiopsicológica de Jesus conforme Nietzsche a concebia e a descreveu. Através deste esboço do tipo Jesus desenhado por Nietzsche buscaremos descrever sua perspectiva singular acerca deste personagem histórico.

Biografia do Autor

KASSIO Flores Passos Lopes, Doutorando em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP (2/2019).
Doutorando em Filosofia (PUC-SP). Professor Universitário na área de Filosofia, Teologia e áreas correlatas (Laureate).Possuo Mestrado em Filosofia (História da Filosofia) pela PUC/SP, 1/2019. Sou bacharel em Teologia pela Universidade Metodista de São Paulo (2014). Tenho experiência como professor de teologia, sociologia e filosofia. Atuei por cinco anos na área de produção e redação de textos didáticos de cunho teológico com obras publicadas (Conferir publicações em Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1159903810257331).
Publicado
2021-04-08
Seção
Artigos