MAIS UMA DICOTOMIA GEOGRÁFICA: ENTRE BACHARELADO E LICENCIATURA... UMA FALSA QUESTÃO? / Another Geographical Dichotomy: Between Bachelor Degree and Licenciate Degree... A False Issue?

  • Sinthia Cristina Batista Universidade Federal de Mato Grosso

Resumo

O presente artigo objetiva enunciar os atuais processos de reestruturação da Universidade Brasileira e seus desdobramentos no desenvolvimento da formação do Geógrafo no Brasil. A partir de uma questão concreta, a cisão no processo de formação do Geógrafo de suas habilitações profissionais – a Licenciatura e o Bacharelado em diferentes Universidades Públicas no país, pretende-se levantar questões à comunidade geográfica que reforcem a necessidade de discutir e posicionar-se mediante seu processo de formação e atuação profissional frente à acepção que constitui a Universidade no Brasil.Palavras-Chave: Formação do Geógrafo; Reformas educacionais; Universidade Pública ABSTRACTThis article aims to outline the current restructuring of the Brazilian University and its consequences in the development of training Geographer in Brazil. From a factual matter, the split in the Geographer of the training process of their professional qualifications - the Degree and Bachelor of different public universities in the country, is intended to raise questions to the geographical community that reinforce the need to discuss and position yourself through the process of training and professional intervention to face a meaning which is the University in Brazil.Key-Words: Geographer training; Educational reform; Public University

Biografia do Autor

Sinthia Cristina Batista, Universidade Federal de Mato Grosso
Professora do Depto. de Geografia, do Instituto de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT/Cuiabá.
Como Citar
Batista, S. C. (1). MAIS UMA DICOTOMIA GEOGRÁFICA: ENTRE BACHARELADO E LICENCIATURA. UMA FALSA QUESTÃO? / Another Geographical Dichotomy: Between Bachelor Degree and Licenciate Degree. A False Issue?. Geographia Meridionalis, 1(1), 30-62. https://doi.org/10.15210/gm.v1i1.5694