Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista.
  • É de inteira responsabilidade do(s) autor(es) o conteúdo do manuscrito submetido.
  • Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapassem 10 MB)
  • URLs para as referências foram informadas quando necessário.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Submissões.

  • Os autores deverão encaminhar o artigo sem qualquer possibilidade de identificação pelos revisores para que seja garantida a avaliação às cegas.
  • O autor correspondente tem que cadastrar todos os autores do artigo (no sistema da revista) com seus respectivos vínculos institucionais e o número ORCID no processo de submissão do artigo.
  • Os autores deverão submeter a Declaração de Direito Autoral devidamente assinada.

Diretrizes para Autores

A Revista Geographia Meridionalis conta com quatro seções: Artigos, Notas, Resenhas e Entrevistas.

ARTIGOS

O trabalho submetido deve ser original e inédito.

Os artigos deverão ser enviados através da plataforma da revista eletrônica (SEER).

Os nomes dos autores, e qualquer outra possibilidade de identificação da autoria, não devem fazer parte do arquivo submetido. Em caso de ilustrações (figuras, tabelas, mapas, gráficos, entre outros) organizadas pelos autores, as legendas devem seguir o padrão da ABNT (sem nominar o autor), ex: FONTE: O(s) autor(es) (ano); Organizado pelo(s) autor(es) (ano).

O nome dos autores, vínculo institucional, titulação e endereço de correio eletrônico devem, obrigatoriamente, serem preenchidos no Sistema SEER.

Os artigos devem ser enviados em folha tamanho A4 e em formato doc (software Word for Windows ou editor compatível) não podendo ultrapassar o tamanho de 10 megabytes (MB)

- Os artigos científicos devem conter um mínimo de 16 páginas e um máximo de 30 páginas, e devem seguir as seguintes especificações:

1 - Titulo. Fonte: Times New Roman, tamanho 12, espaço 1,5 entre as linhas, margens laterais, superior e de 2,5 cm, centralizado (recomenda-se que não ultrapasse 15 palavras)

2 - Resumo em português e abstract em língua inglesa e espanhola - devem ter entre 100 e 200 palavras. O resumo, abstract e resumen devem contemplar de forma clara e sucinta introdução; objetivo; metodologia, resultados e conclusão. Fonte: Times New Roman, tamanho 11, espaçamente simples entre as linhas, margens laterais de 2,5cm, texto justificado. Recomenda-se não utilizar tradutor automático e/ou eletrônico na elaboração do abstract e resumen. Se necessário, os mesmos devem passar por revisão de profissional especializado.

4 - Palavras chave, keyword e palabras clave - devem vir imediatamente após o resumo, abstract e resumen respectivamente, devendo se limitar a um máximo de 5, tanto em português quanto em inglês e espanhol. Fonte: Times New Roman, tamanho 11, espaçamento simples entre as linhas, margens laterais de 2,5 cm, texto justificado.

5 - Corpo do trabalho - que deve ser constituído de três partes fundamentais: Introdução, desenvolvimento e conclusões, podendo conter títulos e subtítulos em seu corpo. Fonte Times New Roman, tamanho 12, espaço 1,5 entre as linhas, e 6 antes e depois dos parágrafos, margens laterais, superior e inferior de 2,5 cm. Os títulos e subtítulos no corpo do texto devem estar em fonte Times New Roman, tamanho 12, negrito, alinhamento à direita da página, margens laterais e superior de 2,5 cm.

6 - Referências - As referências utilizadas no corpo do texto devem seguir o sistema autor/data. Exemplo: (Sobrenome, ano, página). Ao final do trabalho devem ser apresentadas todas as referências, material cartográfico, softwares, consultas na internet, e demais referências utilizadas ao longo do trabalho. As referências devem estar de acordo com a NBR-10520/2023 da ABNT. As URLs para as referências bibliográficas obtidas na internet devem ser devidamente informadas quando necessário, seguindo o padrão da ABNT.

Para uma melhor adequação de seu manuscrito às normas da Revista Geographia Meridionalis, utilize o Template de Submissão:

 

TEMPLATE DE SUBMISSÃO DE GEOGRAPHIA MERIDIONALIS

 

OUTRAS ESPECIFICAÇÕES

Notas de rodapé e fontes de tabelas e figuras - sugere-se que sejam evitadas as notas de rodapé, inserindo-se as informações destas no corpo do texto. Para a indicação das fontes de tabelas e figuras, estas devem ser apresentadas abaixo da tabela ou figura.

Imagens, anexos e apêndices - Os gráficos, quadros e mapas devem ser encaminhados no corpo do texto, numerados e titulados corretamente, com a devida referência (se reproduzidos de outra fonte). As imagens devem constar em arquivos com resolução de, no mínimo, 300 dpi,e máximo de 500 dpi em formato JPG ou TIFF.

Tabelas - As tabelas devem ser numeradas em algarismos arábicos e encabeçadas pelo título, de acordo com as normas de apresentação tabular do IBGE.

Ilustrações - As ilustrações (fotografias, gráficos, desenhos, mapas, etc.) devem ser numeradas consecutivamente com algarismos arábicos, citadas como figuras, de acordo com as normas da ABNT (NBR 14724:2011). As citações no texto devem estar de acordo com a ABNT (NBR 10520/2023) 4. As unidades e medidas devem obedecer ao sistema internacional e a nomenclatura científica, e devem ser citadas de acordo com os códigos internacionais de cada área, com os nomes científicos sempre em itálico.

Citações - as citações diretas devem ser destacadas com recuo padronizado em todo documento com relação à margem esquerda, podendo ser maior ou menor que 4 cm, desde que diferente do recuo do texto.

 

NOTAS

As notas devem ter entre 05 e 10 páginas. Esta categoria incluí:

a) notas prévias de pesquisas em andamento, centradas principalmente na descrição do quadro teórico-metodológico e hipóteses a serem trabalhadas;

b) relatos de experiências, onde deve ser apresentada uma contextualização seguida do relato propriamente dito.

Os manuscritos devem seguir as mesmas diretrizes de publicação dos artigos, com exceção do resumo, abstract, palavras-chave e keywords.

 

RESENHAS

As resenhas devem ter entre 05 e 10 páginas, incluindo eventuais referências bibliográficas e notas de rodapé. As resenhas não devem receber título, tampouco conter notas ou referências bibliográficas fora do assunto tratado no texto analisado. O título da resenha será o título da obra resenhada, seguida pelo nome e sobrenome do autor da obra. Na linha abaixo, constará o nome do resenhista, em negrito. As resenhas devem apresentar a referência completa das obras analisadas, com a necessidade de ser indicado o número de páginas da mesma. A fonte utilizada deve ser Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5 entre as linhas, margens laterais, superior e inferior de 2,5 cm.

 

ENTREVISTAS

No caso das entrevistas, as perguntas devem estar em fonte Times New Roman, tamanho 12, negrito e itálico, justificado, espaçamento 1,5 entre as linhas, margens laterais, superior e inferior de 2,5 cm. A resposta deve estar em fonte Times New Roman, tamanho 12, justificado, espaçamento 1,5 entre as linhas, margens laterais, superior e inferior de 2,5 cm.

Nas transcrições deve ser utilizada a fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento de 1,5 entre as linhas, texto justificado, margens laterais, inferior e superior de 2,5 cm.

O atendimento das normas acima é de inteira responsabilidade do autor, bem como o teor de seus artigos e as opiniões neles expressas.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.