A EMERGÊNCIA DISCURSIVA DO CONCEITO DE “PIONEIRO ITALIANO” COMO MARCADOR IDENTITÁRIO E DELIMITADOR DE FRONTEIRAS ÉTNICAS

  • Miriam de Oliveira Santos UFRJ
Palavras-chave: Imigração italiana, pioneirismo, identidade étnica.

Resumo

O objetivo desse artigo é analisar a emergência do conceito de “Pioneiro Italiano” na região nordeste do Rio Grande do Sul, entendido como um marcador identitário e delimitador de uma fronteira étnica entre “brasileiros” e imigrantes e descendentes de imigrantes italianos. A metodologia utilizada é a revisão bibliográfica sobre o tema. Consideramos que o conceito emerge simultaneamente à ascensão política e econômica dos imigrantes italianos e seus descendentes.

Biografia do Autor

Miriam de Oliveira Santos, UFRJ
Graduação em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1984), mestrado em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000) e doutorado em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004). Realizou de setembro de 2006 até setembro de 2007 um estágio pós-doutoral no CPDA da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Atualmente é pesquisadora associada do Núcleo Interdisciplinar de Estudos Migratórios e professora adjunta do Instituto Multidisciplinar da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, professora colaboradora do Mestrado em Educação Agrícola e professora do quadro permanente do mestrado em Ciências Sociais da mesma universidade. Tem experiência nas áreas de Antropologia e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: imigração, identidade, socialização e gênero.
Publicado
2014-06-29