Entre cibercultura e educação

a transformação das narrativas históricas na era digital

  • Luis Claudio Santana Pereira Universidade Estadual do Maranhão
Palavras-chave: Educação, Ensino de História, ecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC), Letramento digital

Resumo

O artigo tem como objetivo analisar as transformações no ensino e aprendizagem de História mediadas pelas Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC). A pesquisa discute como o ensino e aprendizagem histórica está sendo redefinida na Era Digital, abordando os desafios enfrentados pelos educadores, como a necessidade de adaptação às novas metodologias e a formação crítica para o uso das TDIC em sala de aula. O estudo propõe uma reconfiguração do papel do professor como mediador e do aluno como agente ativo no processo de aprendizagem, incentivando a construção colaborativa do conhecimento. Nesse contexto, o letramento digital torna-se essencial para capacitar alunos e professores a utilizar as TDIC de forma crítica, identificando fontes confiáveis, interpretando informações de maneira consciente e favorecendo a construção do conhecimento histórico.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2025-05-04
Seção
Narrativas, mídias e cultura histórica: olhares a partir do Ensino de História