Das salas de cinema às salas de aula

proposta de utilização do filme O Camponês Eloquente (1970) nas aulas de História no 6° ano do Ensino Fundamental

  • Ryckel Mynackson Farias Barbosa Universidade de Pernambuco
  • Ítalo Eduardo da Silva Universidade de Pernambuco
Palavras-chave: Cinema, Camponês Eloquente, Ensino de História, Consciência Histórica

Resumo

O Ensino de Antiguidade nas escolas brasileiras possui diversos desafios, que tornam necessárias reflexões e debates acerca de novas possibilidades e abordagens educativas. O trabalho com antiguidade egípcia nas instituições de ensino do Brasil requer a compreensão dos conceitos: Usos do Passado, Egiptomania e Consciência Histórica. Compreendemos o cinema como uma importante cadeia de recepção, capaz de influenciar os indivíduos na formação de sua consciência histórica acerca do Egito Antigo, estando muitas vezes permeado por uma visão orientalista. Compreendendo a importância do cinema na construção da consciência histórica dos estudantes e seu papel pedagógico, propomos o uso do filme O Camponês Eloquente (1970) nas aulas de História do 6° ano do Ensino Fundamental, buscando, através dele, discutir pontos essenciais acerca da cultura, filosofia e sociedade egípcia do Império Médio.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2025-05-04
Seção
Narrativas, mídias e cultura histórica: olhares a partir do Ensino de História