O cinema como recurso didático para promover a assimilação ativa em aulas de História

as vozes do documentário Maioria Absoluta (1964)

  • José Almir Santos Basílio Filho Universidade Federal de Campina Grande
Palavras-chave: Ensino de História, Cinema brasileiro, Leon Hirszman, José Carlos Libâneo

Resumo

O objetivo do presente trabalho é discutir possibilidades de uso do documentário em curta-metragem Maioria Absoluta (1964), dirigido por Leon Hirszman, como recurso didático em aulas de História a partir da noção de “vozes do documentário”, formulada por Bill Nichols. Partindo da fundamentação teórica de Libâneo, que entende que a função do ensino é difundir conhecimentos sistematizados para que os estudantes possam participar ativamente na vida social e política, discutimos como o cinema, e mais especificamente Maioria Absoluta, pode configurar-se como um recurso didático de extrema riqueza para promover a assimilação ativa entre os alunos em aulas de História.

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Publicado
2025-05-04
Seção
Narrativas, mídias e cultura histórica: olhares a partir do Ensino de História