“GEOGRAFIA E ENSINO I”: UMA EXPERIÊNCIA DE INTEGRAÇÃO UNIVERSIDADE-ESCOLA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA / “GEOGRAPHY AND TEACHING I”: A EXPERIENCE OF UNIVERSITY-SCHOOL INTEGRATION IN TRAINING OF TEACHERS OF GEOGRAPHY

  • Natália Lampert Batista UFSM
  • Roberto Cassol UFSM
  • Elsbeth Léia Spode Becker UNIFRA
  • Maurício Rizzatti UFSM
Palavras-chave: Docência Orientada, Ensino de Cartografia, Formação de Professores

Resumo

A docência orientada possibilita ao pós-graduando a experiência de ministrar aulas no Ensino Superior, permitindo outro olhar sobre a prática docente na Universidade. O presente relato se refere a Docência Orientada realizada na disciplina do curso de graduação em Geografia Licenciatura, Geografia e Ensino I, da Universidade Federal de Santa Maria, turma 10, do segundo semestre de 2016. Com a sistematização da disciplina no referido ano, objetivou-se desenvolver habilidades teórico-práticas para o Ensino de Cartografia no Ensino Fundamental; proporcionar aos alunos matriculados na disciplina Geografia e Ensino I um momento de vivência e de reflexão sobre o espaço escolar; e produzir e testar metodologias de Ensino de Cartografia com alunos Ensino Fundamental. A partir das oficinas desenvolvidas no espaço escolar, acredita-se que a organização da disciplina de Geografia e Ensino I, edição de 2016, contribuiu significativamente para a formação dos acadêmicos de graduação, pois integrou a teoria, referente ao Ensino de Cartografia, com as vivências no espaço escolar, que resultaram em motivação para o ser professor e reflexões sobre o ato de ensinar.Abstract:Oriented teaching enables the post-graduate student to teach classes in Higher Education, allowing another look at teaching practice at the University. The present report refers to oriented teaching carried out in the discipline of the undergraduate course in Geography Degree, Geography and Teaching I, of the Federal University of Santa Maria, class 10, of the second semester of 2016. With the systematization of the discipline in the mentioned year, the objective was to develop theoretical-practical abilities for the Teaching of Cartography in Elementary School; To provide the students enrolled in the discipline I a moment of experience and reflection on the school space; and produce and test Cartography Teaching methodologies with elementary students. From the workshops developed in the school space, it is believed that the organization of the discipline of Geography and Teaching I, edition of 2016, contributed significantly to the training of undergraduate students, since it integrated the theoretical about Cartography Teaching to experiences in space School, which resulted in motivation for being a teacher and reflections on the act of teaching.Keywords: Oriented Teaching; Teaching of Cartography; Teacher training.

Biografia do Autor

Natália Lampert Batista, UFSM
Doutoranda em Geografia pelo Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal de Santa Maria e Professora de Geografia (Anos Finais do Ensino Fundamental) na Escola Municipal de Ensino Fundamental J/AO CAIC 'Luizinho de Grandi'
Roberto Cassol, UFSM
Professor Dr. do Departamento de Geografia e do Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal de Santa Maria
Elsbeth Léia Spode Becker, UNIFRA
Professora Drª. do Centro de Ciências Humanas e do Programa de Pós-graduação em Ensino de Humanidades e Linguagens  do Centro Universitário Franciscano 
Maurício Rizzatti, UFSM
Mestrando em Geografia pelo Programa Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal de Santa Maria 
Publicado
2018-01-09
Como Citar
Batista, N. L., Cassol, R., Becker, E. L. S., & Rizzatti, M. (2018). “GEOGRAFIA E ENSINO I”: UMA EXPERIÊNCIA DE INTEGRAÇÃO UNIVERSIDADE-ESCOLA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA / “GEOGRAPHY AND TEACHING I”: A EXPERIENCE OF UNIVERSITY-SCHOOL INTEGRATION IN TRAINING OF TEACHERS OF GEOGRAPHY. Geographia Meridionalis, 3(3), 364-384. https://doi.org/10.15210/gm.v3i3.12087