GEOGRAFIA ESCOLAR NO ENSINO FUNDAMENTAL: ANÁLISE DO CONTEXTO DA PRÁTICA DA POLÍTICA EDUCACIONAL PARA JOVENS E ADULTOS / SCHOOL GEOGRAPHY IN FUNDAMENTAL TEACHING: ANALYSIS OF THE CONTEXT OF THE PRACTICE OF EDUCATIONAL POLICY FOR YOUTH ANLD ADULTS

  • Adriana Dal Molin Universidade Federal de Pelotas
  • Liz Cristiane Dias Universidade Federal de Pelotas
  • Jéssica Moara da Cunha Tessmann Universidade Federal de Pelotas
Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos, Ciclo de Políticas, Geografia

Resumo

Esse artigo traz para discussão a Geografia Escolar no Ensino Fundamental a partir da análise do contexto da prática da política educacional para Jovens e Adultos. Nosso objetivo é ampliar o debate acerca do tema à luz da contribuição teórica de Stephen Ball sobre o ciclo de políticas educacionais. Para tanto, adotamos como metodologia a abordagem qualitativa com ênfase na observação. O cotidiano escolar é permeado por diferentes concepções de educação e os limites entre o texto legal de uma política e a prática escolar podem ser demarcados pela ação dos profissionais responsáveis pela educação em diferentes espaços e tempos. Por fim, evidenciamos certa distância entre o proposto pela macro política educacional e o contexto da prática no cotidiano da escola deixando em aberto a discussão e a tomada de decisões e ações para que a oferta da modalidade seja efetivamente uma oportunidade para aquelas pessoas que não tiveram acesso em idade regular ou precisaram abandonar a escola precocemente.Abstract:This article brings to the discussion the School Geography in Elementary School from the analysis of the context of the practice of the educational policy for Young people and Adults. Our aim is to broaden the debate on the subject in light of Stephen Ball's theoretical contribution to the educational policy cycle. To do so, we adopted as methodology the qualitative approach with emphasis on observation. The daily school life is permeated by different conceptions of education and the limits between the legal text of a policy and the school practice can be demarcated by the action of professionals responsible for education in different spaces and times. Finally, we show a certain distance between the proposed by the macro educational policy and the context of the practice in the daily school, leaving open discussion and decision making and actions so that the offer of the modality is effectively an opportunity for those who have not had access or had to leave school early.Keywords: Youth and Adult Education. Policy Cycle. Geography.

Biografia do Autor

Adriana Dal Molin, Universidade Federal de Pelotas
Licenciada em Geografia e Mestra em Geografia
Liz Cristiane Dias, Universidade Federal de Pelotas
Ensino, Formação do Professor em Geografia, Educação Ambiental, Meio Ambiente, Livros Didáticos e Resíduos Sólidos.
Jéssica Moara da Cunha Tessmann, Universidade Federal de Pelotas
Licenciada em Geografia e Mestra em Educação
Publicado
2018-01-09
Como Citar
Dal Molin, A., Dias, L. C., & Tessmann, J. M. da C. (2018). GEOGRAFIA ESCOLAR NO ENSINO FUNDAMENTAL: ANÁLISE DO CONTEXTO DA PRÁTICA DA POLÍTICA EDUCACIONAL PARA JOVENS E ADULTOS / SCHOOL GEOGRAPHY IN FUNDAMENTAL TEACHING: ANALYSIS OF THE CONTEXT OF THE PRACTICE OF EDUCATIONAL POLICY FOR YOUTH ANLD ADULTS. Geographia Meridionalis, 3(3), 385-402. https://doi.org/10.15210/gm.v3i3.12226