AVALIAÇÃO DA MICRODRENAGEM NO ESCOAMENTO DAS ÁGUAS PLUVIAIS NA ÁREA URBANA DE PARANAVAÍ – PR
Palavras-chave:
Escoamento Superficial, Morfologia da Superfície, Traçado Urbano, Eficiência da Microdrenagem
Resumo
O objetivo é avaliar os aspectos da morfologia das vertentes e a estrutura do sistema de microdrenagem que contribuem na formação de enxurradas e alagamentos, em dois locais críticos - PA1 e PA2, na área urbana de Paranavaí. Para isso, foram elaborados perfis topográficos no Google Earth Pro para conhecer a morfologia e inclinação das vertentes e sua relação com os locais de formação dos alagamentos. Através da carta de infraestrutura do sistema de microdrenagem, observou-se a configuração do traçado das ruas, a conexão entre elas e a direção do escoamento pluvial até o ponto onde ocorre o problema. Determinou-se a capacidade e eficiência da microdrenagem, realizando-se uma simulação por meio do Método Racional de dimensionamento de rede de microdrenagem. Foram verificadas as características e a situação das bocas de lobo. Os resultados mostraram que a rede de microdrenagem não apresenta capacidade dimensional adequada para captação e escoamento das águas pluviais em eventos de chuvas intensas. Acrescenta-se o acúmulo do fluxo pluvial proveniente de várias ruas interconectadas para uma via principal que, devido a impermeabilização da superfície em vertentes longas e com declive, concentram o escoamento nas porções rebaixadas da média vertente.
Publicado
2024-07-31
Como Citar
Destefani, E. V., & de Souza, M. L. (2024). AVALIAÇÃO DA MICRODRENAGEM NO ESCOAMENTO DAS ÁGUAS PLUVIAIS NA ÁREA URBANA DE PARANAVAÍ – PR . Geographia Meridionalis, 7, e0240002. https://doi.org/10.15210/gm.v7i.20817
Seção
Artigos
Prezado autor: Utilize o modelo abaixo (link), preenchendo e enviando o arquivo digital em PDF como documento suplementar ao realizar a submissão de seu manuscrito.