A ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO AGRÁRIO DO MUNICÍPIO DE IPEÚNA-SP

INFORMAÇÃO COMO BASE DO CONHECIMENTO PARA POLÍTICAS PÚBLICAS

  • Darlene Aparecida de Oliveira Ferreira Programa de Pós-Graduação em Geografia - PPGG/IGCE-UNESP Rio Claro
  • Murilo Henrique Rodrigues de Oliveira Programa de Pós-Graduação em Geografia - PPGG/IGCE-UNESP Rio Claro
  • Matheus Sanaiotti Marconi Programa de Pós-Graduação em Geografia - PPGG/IGCE-UNESP Rio Claro

Resumo

Com o objetivo de reconhecer o potencial das propriedades rurais para planejar e implementar o desenvolvimento municipal, quer pela ação individual ou comunitária, quer como objeto de políticas públicas que propusemos o projeto de extensão universitária, tendo a área rural do município de Ipeúna-SP como foco. O projeto foi desenvolvido por três anos através de Convênio firmado entre a UNESP e a Prefeitura Municipal de Ipeúna-SP, com a finalidade de auxiliar na formulação de um plano de gestão do território, buscando o enfrentamento e solução de questões de ordem econômica, ambiental e de segurança pública. Realizaram-se reuniões, no formato de audiências públicas, com a população rural e urbana, gestores públicos e empresários para definição das ações prioritárias; mapeamento das Propriedades Rurais com georreferenciamento; levantamento documental, bem como diagnóstico do potencial do turismo rural no município através da elaboração, teste e aplicação de formulários junto aos produtores rurais tendo como parâmetro os elementos fundiários, físicos, demográficos/sociais e econômicos das propriedades; elaboração de mapa digital com as estradas rurais do município, identificando as principais rotas de deslocamento para contribuir com ações turísticas e de segurança pública. Ao final o município recebeu um banco de dados com informações levantadas sobre o sistema agropecuário e turismo, permitindo ao poder público elaborar e aprimorar programas com maior eficiência e precisão em relação às ações na área do turismo rural, da segurança alimentar e da segurança pública, além da divulgação e visibilidade do trabalho desenvolvido pela Universidade.

Biografia do Autor

Darlene Aparecida de Oliveira Ferreira, Programa de Pós-Graduação em Geografia - PPGG/IGCE-UNESP Rio Claro
Professora aposentada do Departamento de Geografia e Planejamento Ambiental (DGPA-IGCE-UNESP Rio Claro), docente do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGG/IGCE-UNESP Rio Claro), coordenadora do Núcleo de Estudos Agrários (NEA/UNESP Rio Claro),  e membro da Rede de Estudos Agrários (REA). 
Murilo Henrique Rodrigues de Oliveira, Programa de Pós-Graduação em Geografia - PPGG/IGCE-UNESP Rio Claro
Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGG/IGCE-UNESP Rio Claro),  membro do Núcleo de Estudos Agrários (NEA) e Rede de Estudos Agrários (REA). É licenciado e bacharel em Geografia pelo Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE) da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" câmpus Rio Claor (UNESP Rio Claro).
Matheus Sanaiotti Marconi, Programa de Pós-Graduação em Geografia - PPGG/IGCE-UNESP Rio Claro
Mestrando em Geografia (PPGG/IGCE-UNESP Rio Claro), licenciado e bacharel em Geografia com ênfase em Análise Socioespacial e Planejamento Territorial pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (IGCE - UNESP Rio Claro). Membro do Núcleo de Estudos Agrários (NEA) e da Rede de Estudos Agrários (REA). 
Publicado
2024-07-16
Como Citar
Ferreira, D. A. de O., Rodrigues de Oliveira, M. H., & Marconi, M. S. (2024). A ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO AGRÁRIO DO MUNICÍPIO DE IPEÚNA-SP: INFORMAÇÃO COMO BASE DO CONHECIMENTO PARA POLÍTICAS PÚBLICAS. Geographia Meridionalis, 7, e0240001. Recuperado de https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/Geographis/article/view/26813