Cartografia escolar e Ensino de Geografia

reflexões a partir do currículo da formação inicial de professores(as) de Geografia no estado do Ceará

  • Danisléo Lima Alves Universidade Estadual do Ceará (UECE)
  • Sulivan Pereira Dantas Secretaria Municipal de Educação (SME) de Fortaleza
Palavras-chave: Alfabetização cartográfica, Iniciação à cartografia, Formação docente em Geografia, Cartografia escolar, Projeto Pedagógico de Curso

Resumo

Este artigo se originou de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) desenvolvido no curso de graduação em uma universidade do Ceará, e através das discussões realizadas por um grupo de pesquisa e laboratório da mesma instituição. Temos por objetivo analisar a cartografia escolar inserida na formação docente em Geografia no estado do Ceará, através do currículo de 8 (oito) instituições de ensino superior públicas. Para a análise foi considerado o Projeto Pedagógico de Curso (PPC) das instituições, pesquisando as disciplinas que abordam a cartografia e observando se as ementas das disciplinas atentam para a iniciação à cartografia através da alfabetização cartográfica.  Por meio da análise documental,  percebemos que a aplicação da cartografia escolar na maioria dos PPCs analisados é considerada, mas a iniciação à cartografia é pouco abordada.  

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Biografia do Autor

Danisléo Lima Alves, Universidade Estadual do Ceará (UECE)
Mestrando em Geografia pelo Programa de Pós Graduação em Geografia (ProPGeo) da Universidade Estadual do Ceará (UECE)
Sulivan Pereira Dantas, Secretaria Municipal de Educação (SME) de Fortaleza
Professor efetivo da Secretaria Municipal de Educação (SME). Doutorado (2017), Mestrado (2014) e Licenciatura (2012) em Geografia pela Universidade Federal do Ceará (UFC).
Publicado
2024-12-27
Como Citar
Lima Alves, D., & Pereira Dantas, S. (2024). Cartografia escolar e Ensino de Geografia: reflexões a partir do currículo da formação inicial de professores(as) de Geografia no estado do Ceará. Geographia Meridionalis, 7, e0240010. https://doi.org/10.15210/gm.v7i.27676