Cartografia escolar e Ensino de Geografia
reflexões a partir do currículo da formação inicial de professores(as) de Geografia no estado do Ceará
Palavras-chave:
Alfabetização cartográfica, Iniciação à cartografia, Formação docente em Geografia, Cartografia escolar, Projeto Pedagógico de Curso
Resumo
Este artigo se originou de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) desenvolvido no curso de graduação em uma universidade do Ceará, e através das discussões realizadas por um grupo de pesquisa e laboratório da mesma instituição. Temos por objetivo analisar a cartografia escolar inserida na formação docente em Geografia no estado do Ceará, através do currículo de 8 (oito) instituições de ensino superior públicas. Para a análise foi considerado o Projeto Pedagógico de Curso (PPC) das instituições, pesquisando as disciplinas que abordam a cartografia e observando se as ementas das disciplinas atentam para a iniciação à cartografia através da alfabetização cartográfica. Por meio da análise documental, percebemos que a aplicação da cartografia escolar na maioria dos PPCs analisados é considerada, mas a iniciação à cartografia é pouco abordada.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2024-12-27
Como Citar
Lima Alves, D., & Pereira Dantas, S. (2024). Cartografia escolar e Ensino de Geografia: reflexões a partir do currículo da formação inicial de professores(as) de Geografia no estado do Ceará. Geographia Meridionalis, 7, e0240010. https://doi.org/10.15210/gm.v7i.27676
Seção
Artigos
Prezado autor: Utilize o modelo abaixo (link), preenchendo e enviando o arquivo digital em PDF como documento suplementar ao realizar a submissão de seu manuscrito.