Cartografia escolar e Ensino de Geografia
reflexões a partir do currículo da formação inicial de professores(as) de Geografia no estado do Ceará
Resumo
Este artigo se originou de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) desenvolvido no curso de graduação em uma universidade do Ceará, e através das discussões realizadas por um grupo de pesquisa e laboratório da mesma instituição. Temos por objetivo analisar a cartografia escolar inserida na formação docente em Geografia no estado do Ceará, através do currículo de 8 (oito) instituições de ensino superior públicas. Para a análise foi considerado o Projeto Pedagógico de Curso (PPC) das instituições, pesquisando as disciplinas que abordam a cartografia e observando se as ementas das disciplinas atentam para a iniciação à cartografia através da alfabetização cartográfica. Por meio da análise documental, percebemos que a aplicação da cartografia escolar na maioria dos PPCs analisados é considerada, mas a iniciação à cartografia é pouco abordada.
Prezado autor: Utilize o modelo abaixo (link), preenchendo e enviando o arquivo digital em PDF como documento suplementar ao realizar a submissão de seu manuscrito.
