DOS MAPAS MENTAIS À PAISAGEM
noções de pertencimento e ensino de geografia na Escola Municipal de Ensino Fundamental Carlos Müller, em Cerro Branco – RS
Palavras-chave:
Cartografia Escolar, Ensino de Geografia, Topofilia
Resumo
Os mapas são ferramentas didáticas importantes para a compreensão e análise do espaço geográfico, assim, o objetivo principal deste trabalho foi analisar os pontos turísticos do município de Cerro Branco, RS, por um viés topofílico, como ferramenta para o desenvolvimento da noção de pertencimento nas aulas de Geografia. Metodologicamente, o trabalho consiste no relato de uma proposta pedagógica para o estudo do lugar em Cerro Branco. A atividade foi pautada no uso de mapas mentais prévios e posteriores e na construção de um mapa coletivo de pontos topofílicos do município. Os mapas mentais no ensino da Geografia, voltados ao estudo da paisagem e do município, como forma de interpretar a realidade local remetida aos pontos turísticos e demais locais representativos no âmago de cada educando, colaboram com a construção do sentimento de topofilia. Além disso, as práticas educativas, utilizando-se de mapas impressos e a interação coletiva e interpretativa de conceitos Geografia, para o entendimento do espaço, mostraram-se efetivas como ferramenta didática, podendo ainda serem utilizados em escolas sem acesso à internet ou a equipamentos tecnológicos.Downloads
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Publicado
2024-12-18
Como Citar
Altermann, F. A., & Batista, N. L. (2024). DOS MAPAS MENTAIS À PAISAGEM: noções de pertencimento e ensino de geografia na Escola Municipal de Ensino Fundamental Carlos Müller, em Cerro Branco – RS. Geographia Meridionalis, 7, e0240009. https://doi.org/10.15210/gm.v7i.27708
Seção
Artigos
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