DOS MAPAS MENTAIS À PAISAGEM

noções de pertencimento e ensino de geografia na Escola Municipal de Ensino Fundamental Carlos Müller, em Cerro Branco – RS

  • Francisco Augusto Altermann Universidade Federal de Santa Maria
  • Natália Lampert Batista Universidade Federal de Santa Maria http://orcid.org/0000-0002-1884-2340
Palavras-chave: Cartografia Escolar, Ensino de Geografia, Topofilia

Resumo

Os mapas são ferramentas didáticas importantes para a compreensão e análise do espaço geográfico, assim, o objetivo principal deste trabalho foi analisar os pontos turísticos do município de Cerro Branco, RS, por um viés topofílico, como ferramenta para o desenvolvimento da noção de pertencimento nas aulas de Geografia. Metodologicamente, o trabalho consiste no relato de uma proposta pedagógica para o estudo do lugar em Cerro Branco. A atividade foi pautada no uso de mapas mentais prévios e posteriores e na construção de um mapa coletivo de pontos topofílicos do município. Os mapas mentais no ensino da Geografia, voltados ao estudo da paisagem e do município, como forma de interpretar a realidade local remetida aos pontos turísticos e demais locais representativos no âmago de cada educando, colaboram com a construção do sentimento de topofilia. Além disso, as práticas educativas, utilizando-se de mapas impressos e a interação coletiva e interpretativa de conceitos Geografia, para o entendimento do espaço, mostraram-se efetivas como ferramenta didática, podendo ainda serem utilizados em escolas sem acesso à internet ou a equipamentos tecnológicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco Augusto Altermann, Universidade Federal de Santa Maria
Graduado em Geografia Licenciatura Plena (2022) e Técnico em Meio Ambiente (2022) pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).Mestrando em Geografia pelo Programa de Pós Graduação em Geografia da UFSM.
Natália Lampert Batista, Universidade Federal de Santa Maria
Graduação em Geografia (Licenciatura Plena) pelo Centro Universitário Franciscano (UNIFRA). Especialização em Cartografia e Sensoriamento Remoto, em Geografia Populacional, Urbana e Econômica e em Educação Inclusiva pela Faculdade Metropolitana do Estado de São Paulo (EAD). Mestrado, Doutorado e Pós-doutorado em Geografia pelo Programa de Pós-graduação em Geografia (PPGGeo) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Atualmente é Professora Adjunta no Departamento de Geociências e no PPPGeo e Coordenadora dos Cursos Presenciais de Geografia Licenciatura e Geografia Bacharelado da UFSM. É líder do Grupo de Pesquisa Laboratório de Ensino e Pesquisas em Geografia e Humanidades (LEPGHU - UFSM). Atua como docente credenciada/colaboradora no Mestrado Profissional em Ensino de Geografia em Rede Nacional, vinculada ao polo do Instituto Federal Catarinense (IFC), Brusque/SC. Tem interesse nas áreas de pesquisa de Ensino de Geografia e Cartografia Escolar; Formação de Professores; Cartografia Temática; e Geografia Urbana. Foi docente de Geografia no Ensino Fundamental na Prefeitura Municipal de Santa Maria/RS.
Publicado
2024-12-18
Como Citar
Altermann, F. A., & Batista, N. L. (2024). DOS MAPAS MENTAIS À PAISAGEM: noções de pertencimento e ensino de geografia na Escola Municipal de Ensino Fundamental Carlos Müller, em Cerro Branco – RS. Geographia Meridionalis, 7, e0240009. https://doi.org/10.15210/gm.v7i.27708