OS CONCEITOS GEOGRÁFICOS NA GEOGRAFIA ESCOLAR DOS ANOS INICIAIS: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES / GEOGRAPHICAL CONCEPTS IN GEOGRAPHY SCHOOL OF EARLY YEARS: A CONTRIBUTION TO TEACHER TRAINING

Palavras-chave: Ensino de Geografia, Conceitos Geográficos, Formação de Professores, Anos Iniciais

Resumo

O presente trabalho destaca a Geografia Escolar dos Anos Iniciais a partir da discussão sobre os conceitos geográficos como auxílio nas práticas pedagógicas do professor dos primeiros anos da escolarização. Pois, por parte destes, é denotado dificuldades em dominar os conteúdos geográficos. Assim, avançar na construção de discussões sobre a Geografia Escolar nos Anos Iniciais nos permite perceber que a relação desde possíveis práticas pedagógicas com o processo de formação de professores se configura como eficiente recurso para os cursos de formação. Assim, foi realizada uma entrevista com professores da comunidade de referência da problemática em apreço para aprofundar a discussão que tange o objetivo principal do trabalho através de uma sistematização das respostas para a efetivação da análise sobre os conceitos geográficos como contribuição no momento da formação inicial de professores.Abstract:This work emphasizes the teaching of Geography in the Elementary School through a discussion about the Geographical Concepts as a way of improving the pedagogical practises of the education professionals from the Elementary School, once it is denoted that these professionals have difficulties in mastering the geographical contents. Therefore, encouraging discussions over the Geography study in the Elementary School shows that some relations between pedagogical practises along with the teachers graduating process are a great tool for improving teaching courses. Therefore, an interview was taken with teachers of the community which is being studied in order to deepen the discussion that guides the main aims of this work through a systematization of answers that supports the accomplishment of the analysis about the Geographic concepts as a contribution for the teacher's initial graduating process.Keywords: Geography Teaching; Geographical Concepts; Teacher's Graduating Process.

Biografia do Autor

Henrique Silva Gorziza, Universidade Federal de Pelotas
Licenciado em Geografia pela Universidade Federal de Pelotas. Atualmente aluno no mestrado do Programa de Pós Graduação em Geografia, também na Universidade Federal de Pelotas.
Publicado
2016-12-29
Como Citar
Gorziza, H. S. (2016). OS CONCEITOS GEOGRÁFICOS NA GEOGRAFIA ESCOLAR DOS ANOS INICIAIS: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES / GEOGRAPHICAL CONCEPTS IN GEOGRAPHY SCHOOL OF EARLY YEARS: A CONTRIBUTION TO TEACHER TRAINING. Geographia Meridionalis, 2(2), 253-268. https://doi.org/10.15210/gm.v2i2.9378