Chamada para Dossiê: "Dinâmicas autoritárias na América Latina"
Este dossiê visa proporcionar uma análise multifacetada e contemporânea sobre os novos autoritarismos na América Latina, contribuindo para o debate acadêmico sobre a política regional e as formas de resistência ao avanço de regimes autocráticos. Os organizadores estão recebendo artigos que abordem essas questões a partir de diferentes enfoques teóricos e metodológicos.
Buscamos promover um diálogo interdisciplinar sobre os novos autoritarismos na América Latina, mas também nos Estados Unidos e seus efeitos no mundo, destacando tanto os mecanismos de controle utilizados pelos regimes como as formas de resistência e alternativas para o fortalecimento das democracias regionais. O dossiê pretende ser um ponto de referência para acadêmicos, ativistas e outros profissionais interessados em compreender a complexidade dos fenômenos autoritários contemporâneos e suas implicações para a política latino-americana.
Os artigos devem ser enviados para a revista até 30/12/2025 e devem atender aos seguintes critérios:
- Análise crítica e original sobre os novos autoritarismos na América Latina e os efeitos da emergência das tendências autoritárias nos Estados Unidos.
- Artigos devem ser baseados em pesquisa empírica, revisão teórica ou análise de políticas.
Organizadores:
Felipe Fortes[1]
Giuseppe Cocco[2]
Sandro Ari Andrade de Miranda[3]
Sandro Adams[4]
William Gómez[5]