O trabalho e o movimento nas tramas urbanas: condição de mobilidade e recurso social de catadores de materiais recicláveis
Resumo
O artigo articula uma reflexão a respeito dos ajustamentos e mediações que acontecem nos espaços das ruas e das casas de trabalhadores que catam materiais recicláveis na cidade de Passo Fundo / RS. Dessa forma, concentra uma análise que diz respeito ao trabalho desenvolvido por um importante e atualíssimo segmento social que cada vez mais representa um público de trabalhadores que executam atividades alternativas e informais pelas ruas de cidades brasileiras. Buscamos com isso, perceber os movimentos e as mobilidades de atores que usam suas capacidades relacionais para de alguma forma determinar e garantir seus modos de vida e contornos íntimos, subjetivos e culturais. A pesquisa empírica foi desenvolvida nos anos de 2015-16, onde foram abordados nas ruas e nas associações de trabalho 120 catadores para pudéssemos conhecer o perfil dos trabalhadores dessa cidade, sendo entrevistados e observados 22 desses trabalhadores (entrevistas narrativas) em seus locais de trabalho e moradia para que pudéssemos compreender suas trajetórias e experiências pessoais. Assim, a pesquisa nos orientou a compreender como tais atores são heterogêneos e dinâmicos em suas trajetórias de vida e trabalho, seja integrando-se a diferentes grupos sociais, agindo estratégica e taticamente e exercendo capacidades subjetivas diante de possibilidades e obstáculos sociais estabelecidos ao longo de suas experiências de vida.Referências
ANTUNES, Ricardo. Adeus ao trabalho? Ensaio sobre as metamorfoses e a centralidade no mundo do trabalho. São Paulo: Cortez, 2010.
CASTEL, Robert. As metamorfoses da questão social: uma crônica do salário. Petrópolis: Vozes, 1998.
CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. (A era da informação: economia, sociedade e cultura; v.1) São Paulo: Paz e Terra, 1999.
CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: a arte de fazer. Petrópolis: Vozes, 1998.
DUBET, François. Sociologia da experiência. Lisboa: Instituto Piaget, 1994.
FONSECA, Cláudia. Família, fofoca e honra. Porto Alegre: UFRGS, 2000.
MAGNI, Cláudia T. Nomadismo Urbano: uma etnografia sobre moradores de rua em Porto Alegre. (Série Conhecimentos 35) Santa Cruz do Sul: Edunisc, 2006.
RÜCKERT, Aldomar. A trajetória da terra: ocupação e colonização do centro-norte do Rio Grande do Sul – 1827 – 1931. Passo Fundo: Ediupf, 1997.
SENNETT, Richard. O declínio do homem público: as tiranias da intimidade. Rio de Janeiro: Record, 2014.
SILVA, Tomaz T. (Org.) Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis: Vozes, 2014.
SIMMEL, Georg. A metrópole e a vida mental. In: VELHO, Otávio. O fenômeno urbano. Rio de Janeiro: Zahar, 1979. p.11-25.
TEDESCO, João C.; CARINI, Joel J. (Orgs.) Conflitos agrários no norte gaúcho. Passo Fundo: IMED, 2010.
Copyright (c) 2018 Autor e Revista
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do(a) autor(a), com direitos de primeira publicação para a revista. Os artigos são de uso gratuito em aplicações exclusivamente acadêmicas e educacionais e, portanto, não-comerciais.