Representações e práticas empresariais sobre sustentabilidade, o caso do plástico verde
Resumo
A ascensão de valores sociais relacionados aos problemas ambientais suscita questões sobre suasimplicações na dinâmica econômica e a sua capacidade de configurar um novo paradigma econômicoda sustentabilidade. O presente artigo versa sobre os processos de construção e legitimação doscritérios que dão sentido à noção de sustentabilidade no interior do contexto empresarial. Talabordagem ocorre por meio de investigação sobre as recentes transformações nas representações epráticas empresariais vinculadas a sustentabilidade, a partir do crescente conjunto de pressões sociaisque ampliaram os riscos de contestabilidade sobre as condutas e reputações das empresas. A ênfase doestudo repousa sobre a dinâmica de influência mútua entre mercados, sociedade e natureza, embasadaem estudos e teorias da sociologia econômica. O foco empírico da discussão direciona-se sobre astransformações promovidas por empresas que aderiam ao plástico verde, um plástico que possui asmesmas propriedades físicas do plástico convencional, porém é derivado de uma matéria-prima nãofóssil (etanol). Para apreender estas representações empresariais de sustentabilidade, foram realizadasentrevistas com representantes das empresas selecionadas e analisados os conteúdos de sentidomobilizados a luz do contexto de mercado e do surgimento de novas pressões sociais.Referências
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