Uma análise do desenvolvimento conceitual da sociologia de Pierre Bourdieu a partir da obra “os herdeiros”
Resumo
Este artigo realiza uma análise do desenvolvimento conceitual da sociologia de Pierre Bourdieu a partir de um dos primeiros trabalhos publicados pelo autor, “Os herdeiros: os estudantes e a cultura” (1964). Inicialmente, o artigo irá apresentar uma visão geral da obra Os herdeiros. Em seguida, são apresentados alguns dos principais conceitos da sociologia de Pierre Bourdieu, articulando as formulações incipientes contidas na obra com os desenvolvimentos da sociologia madura do autor. Argumenta-se que é possível constatar em Os herdeiros um esboço incipiente de noções importantes para a sociologia bourdieusiana, tais como habitus, capital cultural, campo, herança, violência simbólica, illusio e racismo de classe. Do mesmo modo, a obra comporta reflexões que posteriormente serão abandonadas por Bourdieu, como sua proposta de uma “pedagogia racional”, bem como sua utilização da noção de “ideologia”. Assim, Os herdeiros – estudo inaugural de Pierre Bourdieu e Jean-Claude Passeron no campo da sociologia da educação – mostra-se uma obra exemplar e profícua para a análise do desenvolvimento conceitual e do percurso intelectual da sociologia de Pierre Bourdieu.Referências
BOURDIEU, Pierre. A distinção: crítica social do julgamento. São Paulo: Edusp; Porto Alegre: Zouk, 2007.
_____. As regras da arte: gênese e estrutura do campo literário. São Paulo: Companhia das Letras, 1996a.
_____. Esboço de uma teoria da prática. In: ORTIZ, Renato (org.). Sociologia: Pierre Bourdieu. São Paulo: Ática, 1983.
_____. Homo Academicus. 2. ed. Florianópolis: Ed. da UFSC, 2013.
_____. O poder simbólico. 13. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2010.
_____. O racismo da inteligência. In: ___. Questões de Sociologia. Lisboa: Fim de Século, 2003. p. 277-281.
_____. O senso prático. Petrópolis: Vozes, 2009.
_____. Os três estados do capital cultural. In: NOGUEIRA, Maria Alice; CATANI, Afrânio (orgs.). Escritos de educação. Petrópolis: Vozes, 1998. p. 71-79.
_____. Para uma sociologia da ciência. Lisboa: Edições 70, 2004.
_____. Razões práticas: sobre a teoria da ação. Campinas: Papirus, 1996b.
BOURDIEU, Pierre; CHAMBOREDON, Jean-Claude; PASSERON, Jean-Claude. A profissão de sociólogo: preliminares epistemológicas. Petrópolis: Vozes, 1999.
BOURDIEU, Pierre; EAGLETON, Terry. Doxa and Ideology. New Left Review, n. 191, jan. / fev. 1992, p. 111-121.
BOURDIEU, Pierre; PASSERON, Jean-Claude. A reprodução: elementos para uma teoria do ensino. 5. ed. Petrópolis: Vozes, 2011.
_____. Os herdeiros: os estudantes e a cultura. Florianópolis: Ed. da UFSC, 2014.
GRIGNON, Claude; PASSERON, Jean-Claude. Lo culto y lo popular: miserabilismo y populismo en sociología y literatura. Buenos Aires: Nueva Visión, 1991.
LÉVI-STRAUSS, Claude. Como Surge um Etnógrafo. In: ___. Tristes Trópicos. São Paulo: Anhembi, 1957. p. 48-58.
MARX, Karl. As lutas de classes na França de 1848 a 1850. São Paulo: Boitempo, 2012.
MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. Manifesto Comunista. São Paulo: Boitempo, 1998.
NOGUEIRA, Cláudio M. Martins; NOGUEIRA, Maria Alice. A sociologia da educação de Pierre Bourdieu: limites e contribuições. Educação & Sociedade, Campinas, v. 23, n. 78, abr. 2002, p. 15-36.
NOGUEIRA, Maria Alice; NOGUEIRA, Cláudio M. Martins. Bourdieu e a educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.
VALLE, Ioni Ribeiro. Ler Homo academicus. In: BOURDIEU, Pierre. Homo academicus. 2. ed. Florianópolis: Ed. da UFSC, 2013a. p. 13-20.
_____. O lugar da educação (escolar) na sociologia de Pierre Bourdieu. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 13, n. 38, jan. / abr. 2013b, p. 411-437.
_____. Por que ler Os herdeiros meio século depois? In: BOURDIEU, Pierre; PASSERON, Jean-Claude. Os herdeiros: os estudantes e a cultura. Florianópolis: Ed. da UFSC, 2014. p. 9-12.
WEBER, Max. A “objetividade” do conhecimento nas ciências sociais. In: COHN, Gabriel (org.). Max Weber: Sociologia. 7. ed. São Paulo: Ática, 2003. p. 79-127.
_____. Rejeições religiosas do mundo e suas direções. In: ___. Ensaios de Sociologia. Rio de Janeiro: LTC, 1982.
Copyright (c) 2019 Autor e Revista
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do(a) autor(a), com direitos de primeira publicação para a revista. Os artigos são de uso gratuito em aplicações exclusivamente acadêmicas e educacionais e, portanto, não-comerciais.