Generalização da Forma Empresa Expressa na Política Federal de Cultura - um experimento da renovação do neoliberalismo

  • Patricia Tometich
  • Rosimeri Carvalho
  • Rodrigo Gameiro Guimarães

Resumo

Elaboramos uma análise das inter-relações entre os discursos das políticas federais de cultura no Brasil com a renovação do neoliberalismo e com a teoria econômica das organizações. Construímos um levantamento histórico das recentes políticas públicas federais de cultura e identificamos três momentos: (1) a década de 1990 marcada pelo discurso do estado mínimo, relacionado às políticas de cultura direcionadas pelas leis de incentivo fiscal; (2) nos anos 2000, com políticas voltadas à diversidade e foco nas manifestações populares; e (3) a partir de 2010, percebemos políticas que reconfiguram o foco econômico da década de 1990, com as teorias do empreendedorismo e da regulação e o novo neoliberalismo, produzindo significados e significantes, como Indústria e Economia Criativa. Observamos que a Política Federal de Economia Criativa dissemina a generalização da forma empresa e, em consequência, do empreendedorismo, como solução paraproblemas sociais como geração de trabalho e renda, o que reconhecemos comoum experimento inserido na renovação do neoliberalismo.

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Publicado
2019-12-31
Seção
Dossiê: A generalização da ideia de empresa nas políticas sociais: características e implicações