OS SENTIDOS DO ENSINO DE SOCIOLOGIA: O QUE DIZEM EGRESSO/AS DA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS SOCIAIS DA UFSC?

  • Marcelo Cigales Professor adjunto do Departamento de Sociologia da Universidade de Brasília (UnB). Pós-doutorando em Sociologia e Ciência Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
  • Inaê Iabel Barbosa Licenciada em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Santa Catarina.
  • Sabrina de Freitas Smialoski Licenciada em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Santa Catarina.
  • Beatriz Melchioretto Claudino dos Santos Graduanda em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Resumo

Este artigo evidencia os sentidos atribuídos ao ensino da Sociologia, por egressos/as do curso de licenciatura em Ciências Sociais da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A metodologia baseou-se no uso de entrevistas estruturadas, realizadas junto a 18 egressos/as, sendo que apenas oito haviam tido contato com o ensino da Sociologia depois de formados/as. Como referencial teórico, utilizamos o conceito de campo de Bourdieu, com o intuito de compreender os diferentes sentidos atribuídos ao ensino da Sociologia nos campos político, acadêmico e escolar, comparando-os com os sentidos apresentados nas falas dos/as entrevistados/as. Além de se apresentar de forma multifacetada nos diferentes campos analisados, os sentidos do ensino da disciplina são vinculados, na visão dos/as professores/as, principalmente: (1) a formação de sujeitos críticos e conscientes do mundo em que vivem; (2) a afirmação da Sociologia enquanto conhecimento científico e fornecedor de ferramentas analíticas de interpretação do mundo social, e (3) a promoção da transformação social e a militância.

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Publicado
2019-12-31