A ENTREVISTA: UM OLHAR SOBRE A ESCUTA A PARTIR DE DUAS EXPERIÊNCIAS
Resumo
Dentre os múltiplos procedimentos disponíveis nas Ciências Sociais para explicar reflexivamente a estruturação do social, existem estratégias qualitativas de indagação e, dentre delas, a entrevista. A entrevista, em suas diferentes modalidades, é um instrumento de observação e indagação científica utilizado com o objetivo de conhecer o(s) olhar(es), perspectiva(s) e o quadro referencial a partir do qual pessoas e atores organizam e compreendem seus entornos, e orientam seus comportamentos. Constitui uma modalidade de conversa que permite conhecer o que as pessoas sabem, acreditam e pensam, em relação à sua bio-grafia, ao sentido dos fatos, a sentimentos, opiniões, emoções, ações e valores. Para poder realizá-las é necessária a interação entre o/a entrevistador/a e o/a entrevistado/a, a fim de abrir caminho para a fala e a escuta. Este artigo tem como objetivo refletir sobre o ato da escuta na entrevista sociológica, a partir de nossas experiências como entrevistador e entrevistadora, ousando fazer algumas recomendações para sua realização.Referências
FONTES, Th., y O’MAHONY, M. In-depth interviewing by Instant Messaging. Social researchUpdate, University of Surrey. UK. Issue 53: Spring. 1-4 Department of Sociology, 2008.
GOLDMAN, E. F, y SWAYZE, S. “In-Depth Interviewing with Healthcare Corporate Elites: Strategies for Entry and Engagement”. International Journal of Qualitative Methods, Alberta, Canada. 11(3), pp. 230-243, 2012.
GUENETTE, Francis & MARSHALL, Anne. “Time Line Drawings: Enhancing Participant Voice in Narrative Interviews on Sensitive Topics”. International Journal of Qualitative Methods, 8(1), 2009.
HENRÍQUEZ, Guillermo. “El Uso de Herramientas de Internet en la Investigación Social”. Revista de Epistemología de Ciencias Sociales Cinta de Moebio, Departamento de Sociología, Universidad de Concepción. Chile. N° 13. Marzo, 2002. Disponible en http://www.csociales.uchile.cl/publicaciones/moebio/13/index.htm
HINCHCLIFFE, Vanessa and GAVIN, Helen. “Social and Virtual Networks: Evaluating Synchronous Online Interviewing Using Instant Messenger". The Qualitative Report. Volume 14, Number 2 June pp.318-340, 2009. Disponible en: http://www.nova.edu/ssss/QR/QR14-2/hinchcliffe.pdf
HOSKING, D. M., & PLUUT B. "(Re)constructing reflexivity: A relational constructionist approach". The Qualitative Report, 15 (1), 59-75, 2010. Retrieved from http://www.nova.edu/ssss/QR/QR15-1/hosking.pdf
LAMPROPOULOU, S. & MYERS, G. Stance-taking in Interviews from the Qualidata Archive [56 paragraphs]. Forum Qualitative Sozialforschung / Forum: Qualitative Social Research. 14(1), Art. 12, 2012. Disponible en: http://nbn-resolving.de/urn:nbn:de:0114-fqs1301123
MITCHELL, Wendy & IRVINE, Annie. "I’m Okay, You’re Okay?: Reflections on the Well-Being and Ethical Requirements of Researchers and Research Participants in Conducting Qualitative Fieldwork Interviews". International Journal of Qualitative Methods, Alberta, Canada. 7(4) pp. 31-44, 2008.
NOY, Darren. "Setting Up Targeted Research Interviews: A Primer for Students and New Interviewers". The Qualitative Report. Volume 14, Number 3 September pp. 454-465, 2009. Disponible en: http://www.nova.edu/ssss/QR/QR14-3/noy.pdf
NUDZOR, H. P. “Interviewing Ghanaian Educational Elites: Strategies for Access, Commitment, and Engagement”. International Journal of Qualitative Methods, Alberta, Canada. 12 (1) pp. 606-623, 2013.
PEREDARYENKO, M. S., & KRAUSS, S. E. “Calibrating the human instrument: Understanding the interviewing experience of novice qualitative researchers”. The Qualitative Report, 18(85), pp. 1-17, 2013. Retrieved from http://www.nova.edu/ssss/QR/QR18/peredaryenko85.pdf
RIVERO D’ARMAS, I. “La cortesía negativa en la entrevista investigativa.” Boletín de Lingüística, Universidad Central de Venezuela Caracas, Venezuela. Enero-julio, año/vol. 19 pp. 71 – 85, 2003.
VAN DEN HOONAARD, Deborah K. “Telling the Collective Story: Symbolic Interactionism in Narrative Research”. Qualitative Sociology Review. 9(3):32-45. Retrieved 06, 2013. Disponible en: http://www.qualitativesociologyre-view.org/ENG/archive_eng.php
Copyright (c) 2020 Autor e Revista
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do(a) autor(a), com direitos de primeira publicação para a revista. Os artigos são de uso gratuito em aplicações exclusivamente acadêmicas e educacionais e, portanto, não-comerciais.