ANÁLISE CONTRAFACTUAL: UM EXERCÍCIO A PARTIR DA SOCIOLOGIA ECONÔMICA

Resumo

O objetivo deste texto é discutir a potencial utilidade de uma noção comum a várias disciplinas – o pensamento contrafactual – para as agendas de pesquisa na Sociologia Econômica. Para tal, oferece uma breve fundamentação teórica desta linha de raciocínio, recuperando seu uso nos estudos histórico-comparativos e experimentais. O artigo conta com uma sucinta revisão de literatura que demonstra que o emprego de contrafactuais na Sociologia Econômica é baixo comparativamente ao uso de disciplinas afins. Para ilustrar o potencial dos contrafactuais na pesquisa socioeconômica mesmo em estudos de caso, este trabalho revisita contrafactualmente uma pesquisa socioeconômica sobre os determinantes sociais do Investimento Estrangeiro Direto (IED). Mais especificamente, analisa como a decisão de investimento da montadora Nissan na construção de sua primeira fábrica de automóveis no Brasil se deu. Em seguida argumenta, contrafactualmente, como esta decisão poderia ter sido diferente em função de outros arranjos sociais, institucionais e políticos tão plausíveis quanto os que se deram factualmente.

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Biografia do Autor

Lucas Lemos Walmrath, Universidade Federal do Rio de Janeiro
Doutorando em Ciências Humanas (Sociologia) pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia (PPGSA) da UFRJ. É mestre em Sociologia (com ênfase em Antropologia) pelo mesmo programa, além de bacharel em Ciências Sociais pelo Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS) da UFRJ. É pesquisador-assistente dos núcleos de pesquisa Desenvolvimento, Trabalho e Ambiente (DTA), sediado no PPGSA-UFRJ; e Brazilian Research in Auto Industry (BRAIN), sediado na Universidade Federal Fluminense (UFF) campus Volta Redonda (RJ). Sua principal área de atuação é a Sociologia, mais especificamente a subárea de Sociologia Econômica.

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Publicado
2022-08-31