Os Lugares da psicologia na pragmatização da teoria crítica

por uma apropriação contextualizada das contribuições frankfurtianas

  • Carlos César Barros Universidade Estadual de Feira de Santana

Resumo

O objetivo deste trabalho é apresentar os lugares que a psicologia ocupa no processo de pragmatização da teoria crítica da Escola de Frankfurt. Foi feita uma revisão da literatura a fim de identificar como as diferentes gerações frankfurtianas construíram seus projetos de filosofia social em relação à psicologia e ao pragmatismo: um marxismo freudiano e uma recusa ao pragmatismo, ainda que houvesse um potencial diálogo, na primeira geração; uma psicologia do desenvolvimento moral e uma adesão epistemológica ao pragmatismo na reconstrução do materialismo histórico, na segunda geração; a assunção direta do pragmatismo e sua psicologia inerente como referencial teórico e epistemológico que levou a terceira geração à centralidade da interação simbólica numa filosofia da ação interessada no diálogo com a psicologia histórico-cultural e com a psicanálise das relações objetais. O processo de pragmatização da teoria crítica a aproxima dos debates interseccionais e descoloniais, oportunizando, em nosso contexto, um projeto de diálogo com a Psicologia da Libertação latino-americana a fim de superar injustiças epistêmicas e valorizar as experiências concretas e os interesses dos povos vulnerabilizados na construção do conhecimento.

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Publicado
2025-03-11