Uso da Tecnologia na Educação:
uma análise de sua intencionalidade sob a ótica do capitalismo
Resumo
Neste artigo analisamos o uso das tecnologias aplicadas à educação, buscando uma visão alternativa acerca da incorporação de tecnologias ao ambiente educacional, considerando as implicações da tecnologia no desenvolvimento de crianças e adolescentes, o uso tecnológico no âmbito escolar e a necessidade de se analisar a intencionalidade do uso indiscriminado de tecnologias neste ambiente. Indentificamos grande entusiasmo por parte de secretarias de educação, com altos investimentos na aquisição de equipamentos eletrônicos, muitas vezes sem uma formação adequada aos professores. Em seguida, apresentamos as consequências do exagerado uso de aparatos digitais por crianças e adolescentes, trazendo informações indicativas de uma redução nos níveis de inteligência por parte dos alunos, em parte causada pelo uso excessivo de tecnologia. Concluímos que as desastrosas consequências de uma educação mercantilizada, entranhada no neoliberalismo, evidenciam uma intencionalidade perversa na plataformização e redução da formação escolar.
Publicado
2024-11-20
Seção
Dossiê: Estudos Sociais em Ciência e Tecnologia
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do(a) autor(a), com direitos de primeira publicação para a revista. Os artigos são de uso gratuito em aplicações exclusivamente acadêmicas e educacionais e, portanto, não-comerciais.