Ensino de Ciências e Biologia:
da heteronomia de um campo em busca de uma identidade
Resumo
Neste artigo discutimos o campo do ensino de ciências com o objetivo de compreender suasmudanças ao longo dos anos e os fatores que contribuíram para essa transformação, bemcomo suas consequências para o ensino de ciências e biologia. Com esta finalidade,utilizaremos os conceitos de campo, habitus e reflexividade, de Pierre Bourdieu.Apresentaremos o caráter híbrido do campo de pesquisa em ensino de ciências e biologia esua apropriação de correntes pós-modernas, evidenciando assim as fragilidades que ameaçamsua definição e coerência. Na sequência, defendemos a retomada dos estudos sobre a naturezada ciência a partir de uma perspectiva materialista, dialética e histórica para a compreensãodos fenômenos e processos naturais, defendendo uma determinada visão de ciência e seuensino. Por fim, propomos que, ao levarmos em conta o caráter dinâmico da transformaçãodos fenômenos naturais e da própria atividade científica, reconhecemos a relevância docaráter histórico desses processos, o que nos permite escapar de uma visão simplificadora eunívoca de ciência, assim como de perspectivas relativistas.Downloads
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Publicado
2024-11-20
Seção
Dossiê: Estudos Sociais em Ciência e Tecnologia
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