Treinamento cognitivo/cerebral:
conceitos e controvérsias
Resumo
O presente trabalho, de natureza, tem como objeto de análise o treinamento cognitivo, também chamado, por vezes, de treinamento cerebral, treinamento neurocognitivo, treinamento mental ou ainda ginástica cerebral. Esta modolidade de terinamento diz respeito à prática guiada de determinados exercícios e jogos com o objetivo de preservar ou melhorar as habilidades cognitivas e/ou a cognição como um todo. No presente artigo, pretendemos apresentar e analisar alguns conceitos e definições de treinamento cognitivo/cerebral e, também, situar este tipo de treinamento como uma tecnologia, mais especificamente como um conjunto de tecnologias voltado para fins diversos. Com base especialmente na obra de Michel Foucault e Nikolas Rose, apresentamos e definimos o treinamento cerebral como uma tecnologia humana, da sibjetividade/do eu, da saúde e da vida, da otimização e da esperança - além de uma tecnologia cognitiva e cerebral. Por fim, analisaremos ainda algumas controvérsias científicas relativas à eficácia das práticas de trinamento cerebral seja para a prevenção ou o tratamento de problemas e distúrbios cognitivos seja para fins de aprimoramento, e que dizem respeito especialmente à capacidade de transferência do contexto de treinamento para a vida cotidiana de seus praticantes.
Publicado
2024-11-20
Seção
Dossiê: Estudos Sociais em Ciência e Tecnologia
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do(a) autor(a), com direitos de primeira publicação para a revista. Os artigos são de uso gratuito em aplicações exclusivamente acadêmicas e educacionais e, portanto, não-comerciais.