Por uma Educação antirracista nas escolas brasileiras: crítica e pragmatismo em práticas pedagógicas para o ensino de sociologia escolar

  • Sayonara Leal
  • Rosana da Silva Pereira
Palavras-chave: Crítica, Pragmatismo, Ensino de sociologia escolar, Pedagogia do antirracismo

Resumo

Este trabalho parte de duas perspectivas sócio-filosóficas que se afirmam progressistas (teoria crítica e pragmatismo) para pensar práticas pedagógicas de antirracismo no seio da disciplina de sociologia na escola. A hipótese do nosso trabalho é que o pragmatismo pode fornecer ferramentas teórico-metodológicas que complementam a perspectiva crítica em benefício do progressismo na formação instrucional de estudantes no nível básico. Na primeira parte, com base em análise documental da legislação brasileira voltada à educação antirracista nas escolas, argumentamos sobre a urgência de mediações pedagógicas de enfrentamento do racismo como problema público estrutural no país. Colocamos em diálogo o pensamento crítico de bell hooks e a abordagem pragmatista de John Dewey em relação à questão da “conscientização/investigação” do problema do racismo e da “transgressão” como postura epistemológica para o seu tratamento no quadro pedagógico de uma educação progressista, que será exposta na segunda parte do argumento. A terceira parte da nossa formulação, centramo-nos no interesse pedagógico de ferramentas educacionais que o criticismo de hooks e pragmatismo de Dewey podem proporcionar aos saberes docentes para o ensino de ciências sociais nas escolas para a construção de epistemologias democráticas a partir da forma de questionar os estudantes sobre as implicações de certos hábitos nas relações sociais como geradores de desigualdades e injustiças. Na última parte, concluímos que a colaboração reflexiva entre professores e discentes em sala de aula formam a base de um dispositivo dialógico de ensino para a conscientização de problemas societais, em laboratórios de discussões.

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Publicado
2025-02-25