Fome, distribuição de alimentos e educação: contribuição ao processo educativo na superação da injustiça alimentar no Brasil

  • Sinval Martins Farina
  • Carlos Roberto da Silva Machado
Palavras-chave: Fome, Alimentos, Processos educativos, Injustiça alimentar

Resumo

Diante da contradição entre a fome de milhões de pessoas e a grande produção de alimentos no Brasil, empenhamo-nos em compreender o trabalho de três entidades (CNBB, Ação da Cidadania e o Olma – este último desenvolvido em Pelotas/RS) que realizam a distribuição de alimentos, visando identificar o processo educativo nessas atividades. Entendemos essas ações como educativas e buscamos identificar seus limites na efetivação da justiça alimentar. No trabalho, apresentamos dados sobre a fome no Brasil e em Pelotas, o que entendemos como processo educativo e o estudo das três entidades referidas. Numa delas, na periferia de Pelotas, foi realizado um trabalho empírico de pesquisa e ação cidadã. O objetivo foi identificar os limites e possibilidades à emancipação dos envolvidos nessas atividades como tese de doutorado (2019-2023/FURG/PPGEA). A metodologia utilizada teve nos estudos estatísticos, na bibliografia das entidades e em outros documentos, em conversas dialogadas e observações participantes o apoio à reflexão sobre os limites e possibilidades de tais ações para a superação da fome. Disso, afirmamos que a produção de alimentos não supera a fome, pois tem como objetivo a produção de commodities para o mercado externo. Portanto, a superação de tal situação urge, além das ações cidadãs de distribuição de alimentos de que no processo educativo os limites, diferenciadas e desiguais, entre as entidades outras ações do poder público e da cidadania para além do assistencialismo. 

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2025-02-24