ENTRE CLIQUES E PROVAS
SOCIOLOGIA DA IMAGEM E ETNOGRAFIA DAS AVALIAÇÕES EDUCACIONAIS DE LARGA ESCALA NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE MANAUS
Resumo
Este artigo busca compreender de que maneira as políticas de avaliação educacional se fazem presentes e produzem efeitos no cotidiano das escolas da rede pública municipal de Manaus, com atenção especial às dimensões simbólicas e culturais implicadas nesse processo. A investigação aqui apresentada, fruto de um estágio pós-doutoral no campo a Educação, tomou como foco a cultura escolar, entendida como um campo de práticas, representações e sentidos em constante disputa, e analisou como ela é atravessada por dinâmicas institucionais vinculadas aos sistemas de avaliação em larga escala. Parte-se da compreensão de que tais políticas reconfiguram e marcam o espaço escolar, ao produzir distinções entre sujeitos e instituições escolares a partir do desempenho expectado, bem como ao materializar a propaganda para o consenso em torno das avaliações, os resultados esperados e atingidos e as classificações em murais, banners e placas na escola. No aspecto metodológico, o trabalho foi desenvolvido a partir de uma Etnografia nos processos de formação continuada com professores que atuam na modalidade da Educação do Campo no município de Manaus, aliada a uma fotoetnografia dos espaços escolares, a qual possibilitou uma ampliação da compreensão das dinâmicas escolares em meio às racionalidades avaliativas que atravessam e transformam a cultura institucional.
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