ENTRE CLIQUES E PROVAS

SOCIOLOGIA DA IMAGEM E ETNOGRAFIA DAS AVALIAÇÕES EDUCACIONAIS DE LARGA ESCALA NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE MANAUS

Palavras-chave: Cultura escolar, Avaliação educacional, Etnografia, Fotografia na pesquisa

Resumo

Este artigo busca compreender de que maneira as políticas de avaliação educacional se fazem presentes e produzem efeitos no cotidiano das escolas da rede pública municipal de Manaus, com atenção especial às dimensões simbólicas e culturais implicadas nesse processo. A investigação aqui apresentada, fruto de um estágio pós-doutoral no campo a Educação, tomou como foco a cultura escolar, entendida como um campo de práticas, representações e sentidos em constante disputa, e analisou como ela é atravessada por dinâmicas institucionais vinculadas aos sistemas de avaliação em larga escala. Parte-se da compreensão de que tais políticas reconfiguram e marcam o espaço escolar, ao produzir distinções entre sujeitos e instituições escolares a partir do desempenho expectado, bem como ao materializar a propaganda para o consenso em torno das avaliações, os resultados esperados e atingidos e as classificações em murais, banners e placas na escola. No aspecto metodológico, o trabalho foi desenvolvido a partir de uma Etnografia nos processos de formação continuada com professores que atuam na modalidade da Educação do Campo no município de Manaus, aliada a uma fotoetnografia dos espaços escolares, a qual possibilitou uma ampliação da compreensão das dinâmicas escolares em meio às racionalidades avaliativas que atravessam e transformam a cultura institucional.

Biografia do Autor

Camila Ferreira da Silva, UNIVERSIDADE NOVA DE LISBOA (UNL)

Atualmente é doutoranda em Ciências da Educação na Universidade Nova de Lisboa (bolsista Erasmus Mundus). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Graduada em Pedagogia (UFAL), com intercâmbio acadêmico em Ciências da Educação na Universidade de Lisboa (UL). Graduada em História pela Universidade Norte do Paraná.

Armando Brito da Frota Filho, Secretaria Municipal de Educação de Manaus (SEMED-Manaus)

Doutor em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Secretaria Municipal de Educaçãode Manaus (SEMED-Manaus); Pesquisador do Grupo de Pesquisa em Sociologia Política da Educação (GRUPESPE/UFAM); E-mail: armando_geomorfo@outlook.com.

Marúcio José Bezerra Mendonça, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Doutorando em Educação pelo PPGE/UFAM, Professor SEMED e SEDUC/AM. Pesquisador do Grupo de Pesquisa em Sociologia Política da Educação (GRUPESPE/UFAM). E-mail: mendonamaximus@yahoo.com.br

Fábio Rodrigo Severiano Guelber, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Doutorando pelo Programa de Pós-graduação em Educação na Amazônia PGEDA, Associação Plena em Rede (EDUCANORTE), polo Manaus, Professor SEMED/SEDUC-AM. Pesquisador do Grupo de Pesquisa em Sociologia Política da Educação (GRUPESPE/UFAM); E-mail: fabioguelber@gmail.com

Publicado
2025-10-04
Seção
Dossiê: "Olhares sociológicos além das palavras: o uso das imagens na pesquisa e