A FOTOGRAFIA ENTRE A ACADEMIA E A RUA
FOTOGRAFIA DE RUA ATÉ OS ESTUDOS SOBRE JUVENTUDES URBANAS
Resumo
O presente artigo parte da hipótese de que qualquer etnografia urbana e visual comprometida com a produção de conhecimento sólido deve lidar com o uso dos equipamentos de captação de imagem não apenas em seus aspectos técnicos, mas problematizando as relações existentes entre os papéis e atores sociais envolvidos nos campos da academia e no exercício da pesquisa de campo. Para tal reflexão sobre os usos das câmeras fotográficas e videográficas na produção de etnografias, o artigo tem como recorte a análise de dados de projetos, experimentos e pesquisas produzidos ao longo de 10 anos de experiência no Laboratório de Estudos e Pesquisas sobre Cidades e Imagens (LAEPCI). Partindo de autores como Geertz e Lefebvre, entre outros, sistematizamos esse debate em dois tópicos que relatam os aprendizados e produções visuais dentro e fora da academia. Como conclusões preliminares, tem-se a necessidade de valorizar "caminhar com" e "fotografar com" como possibilidade de reflexão e continuidade de um debate sobre a relação entre fotografia, alteridade e etnografia.
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