ENSINO DE SOCIOLOGIA E IMAGEM

UM BALANÇO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA NA PÓS-GRADUAÇÃO

  • Cristiano das Neves Bodart
  • Cassiane da C. Ramos Marchiori Bodart

Resumo

O artigo apresenta um balanço da produção acadêmica da pós-graduação brasileira sobre o ensino de Sociologia mediado por imagens. A pesquisa qualitativa analisou 18 dissertações defendidas entre 2001 e 2024. Os resultados mostram que, embora o tema tenha crescido após 2016, ainda é marginal no subcampo do ensino de Sociologia. Predominam metodologias participativas e intervenções pedagógicas, com uso de vídeos, cinema e fotografia para desenvolver imaginação sociológica, percepção figuracional e formação cidadã. As pesquisas se concentram em certas regiões e linguagens tradicionais, sem explorar recursos visuais da cultura digital, como memes e redes sociais. Conclui-se que o tema está em expansão e contribui para práticas pedagógicas críticas, reflexivas e socialmente comprometidas.

Publicado
2025-10-03
Seção
Dossiê: "Olhares sociológicos além das palavras: o uso das imagens na pesquisa e