ENSINO DE SOCIOLOGIA E IMAGEM
UM BALANÇO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA NA PÓS-GRADUAÇÃO
Resumo
O artigo apresenta um balanço da produção acadêmica da pós-graduação brasileira sobre o ensino de Sociologia mediado por imagens. A pesquisa qualitativa analisou 18 dissertações defendidas entre 2001 e 2024. Os resultados mostram que, embora o tema tenha crescido após 2016, ainda é marginal no subcampo do ensino de Sociologia. Predominam metodologias participativas e intervenções pedagógicas, com uso de vídeos, cinema e fotografia para desenvolver imaginação sociológica, percepção figuracional e formação cidadã. As pesquisas se concentram em certas regiões e linguagens tradicionais, sem explorar recursos visuais da cultura digital, como memes e redes sociais. Conclui-se que o tema está em expansão e contribui para práticas pedagógicas críticas, reflexivas e socialmente comprometidas.
Copyright (c) 2025 Autor e Revista

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do(a) autor(a), com direitos de primeira publicação para a revista. Os artigos são de uso gratuito em aplicações exclusivamente acadêmicas e educacionais e, portanto, não-comerciais.