FORMAS DE ORGANIZAÇÃO DA DEMANDA DE FIRMAS DE TI NO MERCADO DE TRABALHO

  • Lucas Rodrigues Azambuja IBMEC-MG

Resumo

Este artigo propõe compreender o comportamento das firmas no mercado de trabalho, através da análise de redes sociotécnicas. Evidenciamos que algumas características dessas redes dependem de aspectos organizacionais das empresas que, por sua vez, estão relacionados ao contexto mais amplo da chamada nova economia. Foi analisada a inter-relação entre redes sociotécnicas e características organizacionais na nova economia, com o objetivo de compreender o processo de construção social sobre o qual assenta a ida das empresas como demandantes no mercado de trabalho. Procedeu-se à realização de quatro estudos de casos em empresas de tecnologias da informação, situadas em Porto Alegre (RS) e Região Metropolitana. Com base na análise dos dados levantados através de entrevistas, observação e coleta de documentos, constatou-se que quanto mais uma firma apresenta características organizacionais típicas da nova economia, maior é o número de agentes integrados em sua rede sociotécnica e mais intensas serão as relações entre eles. Palavras-chave: Sociologia Econômica; Sociologia dos Mercados; Sociologia das Organizações

Biografia do Autor

Lucas Rodrigues Azambuja, IBMEC-MG
Professor Adjunto I no IBMEC-MG. Pesquisador associado ao Grupo de Pesquisa Sociedade, Economia e Trabalho (UFRGS). Pós-Doutorado em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2015). Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (2013). Mestre em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007). Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004). Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia Econômica, Teoria Sociológica e Sociologia das Organizações, atuando principalmente nos seguintes temas: firma, racionalidade, mercado de trabalho e empreendedorismo.

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Publicado
2016-07-26