Barreiras para atividade física em adolescentes: validade e reprodutibilidade de um instrumento

  • Patrícia Engers Universidade Federal do Pampa (Unipampa)
  • Mauren Bergmann Universidade Federal do Pampa (Unipampa)
  • Gabriel Bergmann Universidade Federal do Pampa (Unipampa)
Palavras-chave: Atividade motora, Adolescente, Questionários, Validade, Reprodutibilidade

Resumo

O objetivo do presente estudo foi propor um instrumento para identificar as barreiras para a prática de atividade física em adolescentes de 10 a 14 anos. Trata-se de um estudo de caráter quantitativo observacional, com delineamento transversal, com uma amostra composta por 228 escolares do município de Uruguaiana/RS. O conteúdo do instrumento foi obtido através de questionário aberto visando identificar as barreiras percebidas por esta faixa etária (n=83). As respostas foram agrupadas de acordo com o determinante e a dimensão constituindo um questionário composto por 14 questões fechadas. Após testar a clareza do instrumento, foi realizado o processo de validação (Análise Fatorial Exploratória) e consistência interna (Coeficiente Alfa de Cronbach). Para isto, 129 escolares, não participantes das etapas anteriores, responderam ao questionário em teste e após uma semana em reteste (n=120) verificando-se a reprodutibilidade (Índice Kappa). As 14 questões foram distribuídas em 5 fatores,  com variância total de 63,8%, tendo todos os itens que definiram os fatores carga maior que 0,4 e eingenvalues acima de 1,0. Os fatores um e dois apresentaram os maiores eingenvalues, 2,34 e 2,20, respectivamente. Na análise de consistência interna, as correlações item-total variaram de 0,30 a 0,58 e o valor total de alfa foi de 0,78. A reprodutibilidade variou entre 0,27 e 0,61. Dez questões atenderam todos os critérios adotados para o estudo. O instrumento proposto apresenta validade e reprodutibilidade adequadas para identificação das barreiras para prática de atividade física em adolescentes de 10 a 14 anos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patrícia Engers, Universidade Federal do Pampa (Unipampa)
Curso de Licenciatura Em Educação Física da Universidade Federal do Pampa (Unipampa).
Mauren Bergmann, Universidade Federal do Pampa (Unipampa)
Curso de Licenciatura Em Educação Física da Universidade Federal do Pampa (Unipampa).
Gabriel Bergmann, Universidade Federal do Pampa (Unipampa)
Curso de Licenciatura Em Educação Física da Universidade Federal do Pampa (Unipampa).
Publicado
2014-09-02
Seção
Artigos Originais