APROXIMAÇÕES DO PENSAMENTO DE PATRÍCIA HILL COLLINS PARA A REFLEXÃO DE UMA EDUCAÇÃO INFANTIL DEMOCRÁTICA, NÃO SEXISTA E ANTIRRACISTA
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Resumo
Vivenciamos tempos sombrios, os quais reverberam e naturalizam discursos perversos, antidemocráticos, misóginos e racistas. Neste sentido, a presente pesquisa objetiva articular alguns conceitos desenvolvidos por Patrícia Hill Collins com a educação, especialmente, a educação infantil, traçando paralelos e contribuições que nos ajudam a pensar o trabalho com bebês e crianças [bem] pequenas a partir de uma perspectiva feminista interseccional. Oportunizando e produzindo, deste modo, uma educação infantil antirracista, não sexista e voltada para a justiça social, desconstruindo estereótipos cristalizados e normatizados socialmente. Neste trabalho, exibiremos, primeiramente, um breve contexto histórico social da autora em questão. Em seguida, discorreremos sobre alguns dos importantes conceitos da extensa e profunda obra de Collins e, por último, refletiremos como tais concepções podem se aproximar da educação infantil, partindo da premissa de que é possível oferecer uma educação emancipatória e comprometida com a justiça social para bebês e crianças [bem] pequenas. Cabe salientar que os estudos do feminismo negro e da educação infantil se aproximam em interface com as discussões envolvendo relações de gênero, classe, raça, violência e eliminação das desigualdades, partindo do pressuposto que a educação infantil é um potente lugar das diferenças e da construção de resistências, mas que também pode perpetuar o racismo e outras formas de opressão e de submissão, motivo pelo qual se faz tão necessário e emergente pensar e refletir sobre tais questionamentos.
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Como Citar
de Paulo Ribeiro Leppos, D. A., Ruiz Duran, G. C., & Santos Pinto, A. (2023). APROXIMAÇÕES DO PENSAMENTO DE PATRÍCIA HILL COLLINS PARA A REFLEXÃO DE UMA EDUCAÇÃO INFANTIL DEMOCRÁTICA, NÃO SEXISTA E ANTIRRACISTA. D’GENERUS: Revista De Estudos Feministas E De Gênero, 1(2), 58-80. https://doi.org/10.15210/dg-revista.v1i2.25183
Edição
Seção
Dossiê coletânea feminista para pensar educação
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