INFÂNCIAS, FEMINISMOS E A EDUCAÇÃO DIÁLOGOS A PARTIR DE BELL HOOKS

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Cátia Ribeiro Moreira
Vanessa Medianeira da Silva Flôres

Resumo

O processo da Colonialidade deixou marcas na história que ainda ecoam com consequências drásticas até os dias atuais. Essas marcas afetaram adultos e aqui destacamos as mulheres negras, e não apenas estas, pois, as crianças e suas infâncias também foram afetadas. O racismo, o sexismo, o patriarcalismo e o adultocentrismo, são exemplos de categorias que tem influenciado de forma aniquiladora as mulheres e as crianças e suas infâncias. Esses fatores têm moldado as infâncias em uma sociedade excludente que colocam essas sujeitas em posições subalternas em relação as demais, principalmente as mulheres negras e crianças negras. Compreendemos que, essas práticas decorrentes sobretudo do período colonial, acentua cada vez mais um desequilíbrio econômico, social, político, cultural e social. Em diálogo com a teórica e escritora feminista bell hooks, sobretudo a partir de sua obra “ Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade (2013)”, propomos pensar através dos conceitos chaves de “Sororidade” e  “Pedagogia engajada”, como é possível uma educação que tenha em sua centralidade a luta antirracista, antissexista e que se posicione contraria ao adultocentrismo. Destacamos que as contribuições da feminista bell hooks, tem nos ajudado a pensar em uma educação feminista respeitosa, que tenha como foco o combate a qualquer tipo de opressão e que nos ajude a transformar e superar as desigualdades presentes na sociedade.  Ressaltamos que nos estudos das infâncias e na Educação Infantil estas discussões são urgentes e necessárias em prol da superação de concepções cristalizadas sobre a educação que corroboram para reproduzir o sexismo e o racismo.

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Como Citar
Ribeiro Moreira, C., & Medianeira da Silva Flôres, V. (2023). INFÂNCIAS, FEMINISMOS E A EDUCAÇÃO: DIÁLOGOS A PARTIR DE BELL HOOKS. D’GENERUS: Revista De Estudos Feministas E De Gênero, 1(2), 81-94. https://doi.org/10.15210/dg-revista.v1i2.25187
Seção
Dossiê coletânea feminista para pensar educação