AS TRÊS UTOPIAS EDUCACIONAIS NA OBRA DE MARIA LACERDA DE MOURA

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Patrícia Lessa

Resumo

Maria Lacerda de Moura foi uma educadora normalista que participou em várias frentes de trabalho escolar e viu nas teorias pedagógicas libertárias uma forma de escapar dos métodos tradicionais amparados no binômio prêmio-castigo. Para os grupos e as pessoas envolvidas com o anarquismo, a educação possuía um lugar central, tendo em vista que proporcionava uma crítica ao ensino burguês e religioso e, por outro lado, materializava sua própria concepção pedagógica através da criação de escolas autônomas e autogeridas, livres da igreja e do Estado, bem como a produção de seus próprios materiais escritos, fundamentados em princípios de autonomia, de autogestão, de internacionalização e de ação direta. A coeducação de gêneros e de classes era vista como forma de trocas e como um recurso para o desenvolvimento das crianças e dos jovens. Não havia separação hierárquica entre o trabalho manual e intelectual, ambos deveriam servir como ferramentas para o aprendizado. Nesta reflexão, apresentamos algumas das ideias da autora sobre a Educação expostas em livros, partimos de um debate proposto por Miriam Moreira Leite a respeito das utopias educacionais na obra de Maria Lacerda. As utopias educacionais dela coincidem com suas mudanças nas redes de contatos e aparecem em seus escritos. As teorias anarquistas tinham sólidas propostas sociais e culturais. O encontro e a amizade da educadora com Fábio Luz e José Oiticica possibilitou o estudo sobre as experiências pedagógicas de Paul Robin, Sébastien Faure e Francisco Ferrer y Guardia. A crítica aos modelos adotados na escola oficial brasileira e as novidades educacionais trazidas da Europa fizeram eco ao pensamento dela, que pôde escrever e pronunciar palestras sobre um novo modelo educativo, pautado no respeito à criança, bem como nas diferenças de classe, etnia ou gênero.

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Como Citar
Lessa, P. (2023). AS TRÊS UTOPIAS EDUCACIONAIS NA OBRA DE MARIA LACERDA DE MOURA. D’GENERUS: Revista De Estudos Feministas E De Gênero, 1(2), 195-208. https://doi.org/10.15210/dg-revista.v1i2.25192
Seção
Artigos