UM ESTUDO SOBRE FEMINISMOS E ATUAÇÃO DE MULHERES EM SINDICATOS DA EDUCAÇÃO
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Resumo
Inserindo-se na perspectiva das investigações que articulam gênero e desigualdades sociais, este trabalho quer se centrar na percepção que, sobre este tema, apresentam feministas atuantes em sindicatos do campo da educação. Considera-se recente uma apropriação maior dos temas relativos a gênero por parte de sindicalistas, independentemente do sexo. Ser mulher sindicalista não garante conhecimentos sobre gênero nem convencimento de sua importância crucial nas relações de poder social: as percepções dos indivíduos são influenciadas mais diretamente por seus valores pessoais, discutidos e apropriados (ou não) por seu grupo político ou corrente sindical. Entretanto, as sindicalistas informantes deste estudo não apenas reconhecem a importância da categoria gênero, como a usam cotidianamente para interpretar processos sociais, inclusive considerando, a si mesmas, feministas. Neste sentido, se ainda não é uniforme a ideia de levar adiante lutas em relação a gênero entre direções sindicais, o que caracterizaria as mulheres que, sim, defendem essa pauta de ação e, além disso, identificam-se como feministas? Nossas informantes são cinco sindicalistas renomadas no âmbito da Confederação Nacional de Trabalhadores em Educação – CNTE, organização formada por 52 sindicatos da educação básica pública brasileira. A partir de entrevistas, foram abordados os seguintes aspectos: suas trajetórias políticas; o processo pelo qual se tornaram feministas e que concepções têm sobre os feminismos; como ocorrem as articulações entre mulheres feministas e sobre o que elas atuam. Os resultados da análise, em termos de empoderamento feminino, são dois. Primeiro, a importância da sororidade para formar novos quadros – o empoderamento é algo que se produz coletivamente; segundo, a importância das cotas para exercitar a construção cultural de que as mulheres também podem ser dirigentes. Ademais, em termos de concepção de feminismo, as mulheres parecem indicar características próximas as do feminismo radical, passando pelo socialista e chegando à concepção interseccional.
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Como Citar
Ondina Vieira Ferreira, M. (2023). UM ESTUDO SOBRE FEMINISMOS E ATUAÇÃO DE MULHERES EM SINDICATOS DA EDUCAÇÃO. D’GENERUS: Revista De Estudos Feministas E De Gênero, 2(1), 3-34. https://doi.org/10.15210/dg-revista.v2i1.25198
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Artigos especiais
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