O CORPO E A PRODUÇÃO DA MASCULINIDADE EM LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Marcos Felipe Silva Duarte
Cristine Fernanda da Silva Costa
Annanda Crystina Santos
Jackson Ronie Sá-Silva

Resumo

Considerando o impacto sociocultural que os discursos sobre o corpo masculino têm na produção da masculinidade, que a escola e os livros didáticos são instâncias de representação deste corpo, objetivamos analisar os discursos sobre o corpo masculino em cinco coleções de livros didáticos de Ciências do Ensino Fundamental. A partir de trechos de textos, imagens do corpo humano e ilustrações que exaltam a ideia do masculino compreendemos que o discurso predominante é o biológico higienista, que os livros ensaiam discussões sobre relações de gênero, mas que de um modo geral são insuficientes, apontando assim para a necessidade de um currículo que integre os aspectos socioculturais aos biológicos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Silva Duarte, M. F., da Silva Costa, C. F., Crystina Santos, A., & Ronie Sá-Silva, J. (2023). O CORPO E A PRODUÇÃO DA MASCULINIDADE EM LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS. D’GENERUS: Revista De Estudos Feministas E De Gênero, 2(1), 71-91. https://doi.org/10.15210/dg-revista.v2i1.25217
Seção
Artigos