ROMPENDO A LÓGICA NEOLIBERAL EM CURRÍCULO E POLÍTICAS EDUCACIONAIS O CINEMA COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM

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Luciana Alves Dombkowitsch
Amanda Netto Brum
Renato Duro Dias

Resumo

Este estudo investiga algumas possibilidades de políticas educativas centradas na justiça curricular, como caminho para a concretização de uma justiça social. De abordagem qualitativa e metodologia bibliográfica a proposta avança tendo como hipótese que o cinema se constitui como uma ferramenta de aprendizagem, ou seja, como uma possiblidade de construção pedagógica pautada em justiça curricular. Para tanto, no primeiro momento abordar-se-á a forma como o neoliberalismo vem impondo uma transformação nas políticas públicas educativas por meio da introdução do currículo neoliberal.  Já no segundo momento problematiza-se a forma como os professores fazem política e como a política faz professores. Logo, questiona-se a possibilidade de existir Justiça Curricular dentro de um modelo de educação neoliberal, e por fim, apresenta-se, a partir do filme A Forma d’água, o cinema como ferramenta de aprendizagem, isto é, como uma possiblidade de construção pedagógica pautada em uma justiça curricular  despatriarcalizada, anticlassita, antirracista e LGBTQIAP+ inclusivo.

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Como Citar
Alves Dombkowitsch, L., Netto Brum, A., & Duro Dias, R. (2023). ROMPENDO A LÓGICA NEOLIBERAL EM CURRÍCULO E POLÍTICAS EDUCACIONAIS: O CINEMA COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM. D’GENERUS: Revista De Estudos Feministas E De Gênero, 2(1), 111-126. https://doi.org/10.15210/dg-revista.v2i1.25220
Seção
Artigos