RETRATOS DE VIDA DE MULHERES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS/ EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TECNOLÓGICA

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Andréa Ribeiro Gonçalves
Edla Eggert
Mónica de la Fare

Resumo

Nesse artigo, são analisadas experiências visibilizadas com base em depoimentos de três estudantes da Educação de Jovens e Adultos integrada à Educação Profissional Tecnológica EJA/EPT do Instituto Federal do Rio Grande do Sul, campus Porto Alegre. O presente recorte, compõe pesquisa realizada para doutorado em Educação tendo por base teórica o conceito de patrimônios individuais de disposições da sociologia em escala individual de Bernard Lahire (2005), bem como alguns aspectos apresentados por meio dos estudos de gênero em Heleieth Saffioti (1987) e Flávia Birolli (2018). A metodologia inclui entrevistas em profundidade e a realização de retratos sociológicos, propostos por esse autor, para análise dos dados. Como resultados observamos que os universos família, escola e trabalhos são condicionantes para a permanência tranquila das mulheres estudantes da EJA e que a escola poderia ser mais atenta a relatos como os que foram sistematizados nesse estudo.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Ribeiro Gonçalves, A., Eggert, E., & de la Fare, M. (2023). RETRATOS DE VIDA DE MULHERES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS/ EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TECNOLÓGICA. D’GENERUS: Revista De Estudos Feministas E De Gênero, 2(1), 127-146. https://doi.org/10.15210/dg-revista.v2i1.25241
Seção
Artigos