Realismo e inferência da melhor explicação
Resumo
Publicado em 1965 no número 1 do volume 74 de The Journal of Philosophy, “Inference to the Best Explanation” trata basicamente da proposta de Gilbert Harman de compreender as inferências em termos do que ele denomina de “inferência da melhor explicação” (doravante “IBE”), ao invés de compreendê-las como inferências de indução enumerativa. Entretanto o artigo não foi lido apenas em função de tal proposta, senão que foi também recepcionado como apontando uma regra que, se seguida, mostraria que uma inferência pode oferecer justificação apropriada para a crença na proposição inferida. Na primeira seção da apresentação da tradução aqui publicada em Scientiae Studia, faremos uma breve reconstrução do artigo de Harman. Em seguida situamos IBE no quadro dos argumentos em favor do realismo científico. Na terceira seção mostramos o desenvolvimento do argumento original de Harman, enfatizando a relação entre explicação e inferência.Downloads
(1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
(2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
(3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre)